Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
.
.

História do CREFITO-4 MG

O CREFITO-4 foi instituído no dia 17 de maio de 1985, com jurisdição, incialmente, nos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, e sede em Belo Horizonte. As atividades do CREFITO-4 só ganharam desdobramentos práticos a partir do ano seguinte, após a posse do primeiro Colegiado da autarquia, em 18 de março de 1986, sob a gestão do fisioterapeuta, Dr. Hildeberto Lopes dos Santos. 

Instalado incialmente em uma sala da rua São Paulo, Centro da capital Belo Horizonte, o CREFITO-4 inaugurou sua sede própria em 13 de dezembro de 1996. Desde então, o Conselho funciona na ala comercial do Edifício Arcângelo Maletta, localizado também na região central da capital mineira.

A área de abrangência da 4a Região, que hoje integram exclusivamente os municípios mineiros, sofreu alterações por desmembramentos territoriais. Em 1989, o COFFITO anexou à jurisdição do CREFITO-4 o estado de Tocantins, criado no ano anterior com a divisão de Goiás. Em 2004, o CREFITO-11 absorveu Goiás e o Distrito Federal, e o CREFITO-12, Tocantins. No decorrer dos seus primeiros 28 anos, a autarquia foi presidida unicamente pelo Dr. Hildeberto Lopes dos Santos.

No dia 13 de abril de 2014, tomou posse o segundo presidente do CREFITO-4 MG, o fisioterapeuta, Dr. Anderson Luís Coelho, após eleição da chapa “Renovação e Valorização”, no dia 13 de outubro de 2013, empossada no ano seguinte.

Em outubro de 2018, a chapa “Avançar mais” foi eleita com ampla aprovação dos profissionais mineiros, tendo como liderança o fisioterapeuta, Dr. Anderson Luís Coelho.

Em 15 de janeiro de 2022, os profissionais mineiros elegeram a chapa 1 “CREFITO ao seu lado” para seguir à frente da autarquia no quadriênio 2022/2026. A cerimônia de diplomação ocorreu no dia 13 de abril de 2022. Sendo o Colegiado composto, atualmente, pela seguinte diretoria:

• Dr. Anderson Luís Coelho, presidente
• Dra. Flávia Massa Cipriani, vice-presidente
• Dr. José Avelino de Melo Júnior, diretor-secretário
• Dra. Álida Murta Andrade, diretora-tesoureira.

Mantendo os mesmos ideais, mas com novas ideais, o novo Colegiado do CREFITO-4 MG reafirma com a categoria a missão de uma gestão pautada nos pilares do diálogo, da aproximação e da transparência, a fim de promover ainda mais avanços para a Fisioterapia e para a Terapia Ocupacional.

Saiba mais sobre a história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional 

Em comemoração ao cinquentenário de regulamentação das profissões, celebrado em 2019, o CREFITO-4 MG elaborou uma edição especial da revista institucional, contando sobre o surgimento das profissões, os primeiros passos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Minas Gerais, bastidores para aprovação da lei que regulamentou a profissão, criação do Sistema COFFITO/CREFITOs e as principais conquistas da categoria. A publicação reúne informações, documentos históricos e entrevistas exclusivas com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que fizeram parte da história das profissões.

Websérie Memória Viva

Para comemorar o cinquentenário da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, o CREFITO-4 MG também produziu a websérie “Memória Viva”. Os documentários resgatam a história, o fazer das profissões e os bastidores contados pelos pioneiros que ajudaram a construir a trajetória da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil. Acompanhe pela TV CREFITO-4, no YouTube:

Memória Viva – Terapia Ocupacional

Memória Viva – Fisioterapia

Documentos históricos relacionados à história das profissões

Pular para o conteúdo