Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Criadas para discutir demandas de áreas específicas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, as comissões, as câmaras técnicas e os grupos de trabalho do CREFITO-4 MG cumprem a finalidade de propor melhorias para o exercício profissional, além de analisar as demandas da sociedade relacionadas à respectiva área de atuação, contribuindo para a inserção de políticas públicas e a garantia de uma saúde mais integral para a população.

A câmara objetiva subsidiar a normatização pelo COFFITO do uso do método Pilates como recurso fisioterapêutico, bem como realizar estudos, atividades e discussões sobre o tema a partir de evidências científicas.

Desenvolve atividades de articulação político-institucional suprapartidária do CREFITO-4 MG com órgãos públicos, casas legislativas municipais e do estado de Minas Gerais, entidades de classe e movimentos sociais.

Subsidia o reconhecimento da atuação dos profissionais nos Cuidados Paliativos e realiza estudos e discussões a partir do levantamento de evidências científicas, clínicas e necessidades de saúde da população nesse âmbito de atuação.

Tem a finalidade de subsidiar políticas públicas a respeito da saúde mental e inserir na sociedade discussões sobre o tema, além da elaboração de ações sobre a proteção e garantia dos direitos das pessoas com transtornos mentais.

Objetiva subsidiar a Comissão de Educação do COFFITO em ações de regulação e supervisão da educação superior definidos no Decreto no 5.773/2006.

Subsidia a Comissão Nacional de Procedimentos e Honorários do COFFITO e realiza estudos e discussões a partir do levantamento de evidências científicas, clínicas, epidemiológicas e necessidades da população.

Objetiva Identificar, relacionar e propor requisitos de formação técnica e científica acerca do exercício da Fisioterapia Dermatofuncional, considerando os saberes e conhecimentos privativos da Fisioterapia, de forma a promover a valorização e o exercício ético da profissão.

Contribui para a disseminação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) entre os profissionais e gestores de saúde do estado de Minas Gerais.

Realiza estudos e discussões a partir do levantamento de dados epidemiológicos e da necessidade de saúde da população, analisando o acesso dos habitantes do estado aos serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional ofertados pelo SUS e implementando políticas de inserção de profissionais de ambas as áreas no território mineiro. 

Avalia e propõe ações para a melhoria assistencial das profissões na Saúde Suplementar, facilitando a interlocução entre prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde. Acompanha e analisa a legislação e demais normas vigentes que regulamentam a saúde suplementar no Brasil, bem como as políticas das agências reguladoras.

Subsidia tecnicamente demandas que suscitem a temática do TEA e/ou a atuação fisioterapêutica neste âmbito. Promove e apoia políticas públicas e projetos sociais relativos ao TEA, inclusive com subsídios técnicos, tendo em vista sua especificidade no contexto das relações de saúde

Realiza levantamento do cenário assistencial, abordando qualidade e custos no âmbito da saúde suplementar e estuda impactos na qualidade assistencial e desfechos com a implementação de modelo assistencial centrado no paciente.

Objetiva realizar estudos, pesquisas e levantamentos para identificar as necessidades e carências do Estado para a formação desses profissionais, bem como auxiliar as entidades no desenvolvimento de propostas curriculares que estejam alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais, considerando as necessidades regionais de saúde, educação e inclusão social, dentre outros.