Criadas para discutir demandas de áreas específicas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, as comissões, as câmaras técnicas e os grupos de trabalho do CREFITO-4 MG cumprem a finalidade de propor melhorias para o exercício profissional, além de analisar as demandas da sociedade relacionadas à respectiva área de atuação, contribuindo para a inserção de políticas públicas e a garantia de uma saúde mais integral para a população.
A câmara objetiva subsidiar a normatização pelo COFFITO do uso do método Pilates como recurso fisioterapêutico, bem como realizar estudos, atividades e discussões sobre o tema a partir de evidências científicas.
Desenvolve atividades de articulação político-institucional suprapartidária do CREFITO-4 MG com órgãos públicos, casas legislativas municipais e do estado de Minas Gerais, entidades de classe e movimentos sociais.
Subsidia o reconhecimento da atuação dos profissionais nos Cuidados Paliativos e realiza estudos e discussões a partir do levantamento de evidências científicas, clínicas e necessidades de saúde da população nesse âmbito de atuação.
Tem a finalidade de subsidiar políticas públicas a respeito da saúde mental e inserir na sociedade discussões sobre o tema, além da elaboração de ações sobre a proteção e garantia dos direitos das pessoas com transtornos mentais.
Objetiva subsidiar a Comissão de Educação do COFFITO em ações de regulação e supervisão da educação superior definidos no Decreto no 5.773/2006.
Subsidia a Comissão Nacional de Procedimentos e Honorários do COFFITO e realiza estudos e discussões a partir do levantamento de evidências científicas, clínicas, epidemiológicas e necessidades da população.
Objetiva Identificar, relacionar e propor requisitos de formação técnica e científica acerca do exercício da Fisioterapia Dermatofuncional, considerando os saberes e conhecimentos privativos da Fisioterapia, de forma a promover a valorização e o exercício ético da profissão.
Contribui para a disseminação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) entre os profissionais e gestores de saúde do estado de Minas Gerais.
Realiza estudos e discussões a partir do levantamento de dados epidemiológicos e da necessidade de saúde da população, analisando o acesso dos habitantes do estado aos serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional ofertados pelo SUS e implementando políticas de inserção de profissionais de ambas as áreas no território mineiro.
Avalia e propõe ações para a melhoria assistencial das profissões na Saúde Suplementar, facilitando a interlocução entre prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde. Acompanha e analisa a legislação e demais normas vigentes que regulamentam a saúde suplementar no Brasil, bem como as políticas das agências reguladoras.
Subsidia tecnicamente demandas que suscitem a temática do TEA e/ou a atuação fisioterapêutica neste âmbito. Promove e apoia políticas públicas e projetos sociais relativos ao TEA, inclusive com subsídios técnicos, tendo em vista sua especificidade no contexto das relações de saúde
Realiza levantamento do cenário assistencial, abordando qualidade e custos no âmbito da saúde suplementar e estuda impactos na qualidade assistencial e desfechos com a implementação de modelo assistencial centrado no paciente.
Objetiva realizar estudos, pesquisas e levantamentos para identificar as necessidades e carências do Estado para a formação desses profissionais, bem como auxiliar as entidades no desenvolvimento de propostas curriculares que estejam alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais, considerando as necessidades regionais de saúde, educação e inclusão social, dentre outros.