Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Falsa terapeuta ocupacional é flagrada atuando em Minas

A agente fiscal do CREFITO-4 MG flagrou, nesta terça-feira (09), uma falsa terapeuta ocupacional prestando atendimento a um menor de idade em um Centro Multiprofissional de Saúde, em município localizado no Triângulo Mineiro. A leiga passou a ser investigada pela equipe de fiscalização após denúncia anônima e, também, devido a tentativas de se registrar junto ao Conselho, apresentando documentação duvidosa. Na ocasião, os registros foram negados. 

Durante a fiscalização, a falsa profissional – que havia sido aprovada em processo seletivo do município – alegou não ter carteira funcional e apresentou à agente fiscal dois diplomas de graduação em Terapia Ocupacional, ambos questionáveis quanto à legitimidade e autenticidade das informações, inclusive contendo erros gramaticais. Os diplomas remetiam a instituições de ensino distintas, porém, com diferença de apenas 1 ano entre as duas conclusões de curso. Para além dos dois diplomas de Terapia Ocupacional, ela também apresentou dois certificados de colação de grau em outras áreas de formação, ambos também contestáveis devido aos aparentes erros. 

Diante dos indícios, a leiga confessou à agente fiscal a falsidade dos documentos, alegando que os diplomas foram entregues por uma tia, que também é servidora pública do município. A falsa profissional informou, ainda, que não frequentava as aulas do curso, e que sua própria tia era quem realizava as provas em seu lugar. 
A secretária de Saúde e o procurador municipal foram convocados pela agente fiscal para comparecerem ao local. A Polícia Militar foi acionada para o registro em flagrante do exercício ilegal da profissão. A falsa terapeuta ocupacional foi conduzida para a delegacia.

“Mais uma vez, a sociedade teve papel imprescindível em colaborar com a fiscalização e denunciar ao CREFITO-4 MG, que imediatamente instaurou processo administrativo no âmbito da autarquia. Todas as vezes que a saúde da população está em risco e a profissão está sendo exercida por pessoas sem habilitação para fazê-la, condutas de modo a proteger a qualidade da assistência à saúde e as prerrogativas profissionais devem ser tomadas de forma rápida e assertiva. Esse é o compromisso do CREFITO-4 MG, que não mede esforços para garantir a proteção da saúde da população mineira”, destaca Dr. Anderson Coelho, presidente do CREFITO-4 MG. 

Você teve conhecimento de irregularidades? Denuncie ao Conselho. Acesse: https://is.gd/oSvXS2