Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Após ação do CREFITO-4 MG, justiça determina adequação de jornada de trabalho de Terapeutas Ocupacionais

Terapeutas Ocupacionais do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) já podem comemorar a garantia do cumprimento da jornada de trabalho de 30 horas semanais. Isso porque a Justiça Federal, após ação apresentada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), decidiu sobre a imediata adequação da carga horária dos profissionais, conforme determina a Lei Federal nº 8.856/1994, e com impossibilidade de redução proporcional dos vencimentos.

Em agosto de 2020, os agentes fiscais do CREFITO-4 MG cumpriram rotina de fiscalização no Hospital Governador Israel Pinheiro, vinculado ao IPSEMG. Na ocasião, constataram o cumprimento de jornada ilegal por terapeutas ocupacionais do hospital, uma vez que a carga horária semanal cumprida por esses profissionais era de 40 horas.

Em defesa dos profissionais, o conselho notificou o IPSEMG para apresentar esclarecimentos, com vistas a promover a adequação da respectiva jornada. Contudo, não houve por parte do executivo a retificação, restando apenas os meios judiciais legais para garantia dos direitos dos profissionais.

“É forçoso convir que cabe ao IPSEMG adequar a jornada de trabalho do profissional terapeuta ocupacional ao limite máximo de 30 horas, ainda que exista lei estadual ou plano de carreira com previsão diversa, pois a competência legislativa para o tema é da União, a teor do que prescreve o art. 22, incisos I e XVI, da Constituição da República. Assim, a competência privativa da União para legislar sobre as condições para exercício das profissões impõe a observância da previsão contida na Lei nº 8.856/94 pelo IPSEMG”, ressaltou a juíza federal Dra. Thatiana Cristina Campelo.

O CREFITO-4 MG continua atuante em defesa das prerrogativas dos profissionais em exercício em Minas Gerais. Caso tenha conhecimento de alguma irregularidade profissional, denuncie ao conselho pelo e-mail denuncia@crefito4.gov.br. Você também pode enviar sua denúncia pelo aplicativo do CREFITO-4 MG (CREFITO MOBILE), disponível para IOS e Android (baixe o aplicativo em http://crefito4.gov.br/site/aplicativos/).