
O CREFITO-4 MG realizou, na sexta-feira (21), em transmissão on-line, a 4ª edição do Fórum de Saúde Pública. A atividade institucional, que é promovida anualmente pelo Conselho, propôs discussão sobre a inserção dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais na Atenção Primária à Saúde no SUS e construção de um documento coletivo orientador da atuação das respectivas profissões nesse campo de atuação. O presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, abriu o evento.
Cinco palestras integraram a programação do evento: “Lei 14.231/2021: inserção da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nas estratégias Saúde da Família” (Dr. Hugo Goretti), “Fisioterapia na Atenção primária” (Dra. Daniela Silva Magalhães), “Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde” (Dra. Maiára Freitas), “Nova Política Nacional da Atenção Primária à Saúde e formas de Financiamento” (Dr. Marcos Pedrosa), e “Linhas de Cuidado na eMulti” (Dra. Alyne Araújo de Melo).
Na ocasião, também foram apresentados e discutidos cases de sucesso da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na Atenção Primária à Saúde, no âmbito do SUS em Minas Gerais. Os casos de sucesso foram selecionados pelo CREFITO-4 MG, dentre vários cases enviados pelos profissionais nas semanas anteriores ao evento.
O Conselho tem se empenhado em realizar diversas ações a fim de levantar dados sobre as necessidades de saúde dos cidadãos mineiros e a elaborar mecanismos que aumentem a demanda pelo fisioterapeuta e pelo terapeuta ocupacional no SUS, garantindo, assim, a ampliação do conhecimento e, consequentemente, a melhoria da prestação de serviços à população.
Também participaram do Fórum de Saúde Pública: a vice-presidente do CREFITO-MG, Dra. Flávia Massa, o diretor-secretário, Dr. José Avelino de Melo Júnior, a diretora-tesoureira, Dra. Álida Andrade, além dos conselheiros, Dr. Geraldo de Paula Valle, Dra. Maiára Freitas (palestrante) e Dra. Maria Angélica Alves. Ainda compareceram na atividade, o delegado de representação política do Conselho em Poços de Caldas, Dr. João Carlos Naldoni Jr e o membro da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do CREFITO-4 MG, Dr. Hugo Pereira Goretti (palestrante).