
Após aprovação em Plenária, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) inicia uma campanha pelo desmembramento dos Conselhos, para que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional passem a ter representações individuais.
Desde a criação do Sistema COFFITO/CREFITOs, em 1975, ambas as profissões cresceram e consolidaram o seu espaço em cenário nacional como categorias com autonomias cientifica e legalmente reconhecidas e merecem Conselhos próprios. Cabe destacar que, em 2015, a pedido dos terapeutas ocupacionais, o CREFITO-4 MG já havia realizado uma consulta pública com os profissionais mineiros sobre o desmembramento, tendo aprovação de ampla maioria de ambas as profissões. Além disso, o desmembramento também foi consenso durante a reunião conjunta de presidentes dos Conselhos Regionais.
Diante disso, atendendo à solicitação dos terapeutas ocupacionais mineiros, o CREFITO-4 MG encaminhou, nesta segunda-feira (6), ofício ao presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Dr. Roberto Mattar Cepeda, solicitando que o processo de desmembramento das profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Sistema COFFITO/CREFITOs seja iniciado.
Cabe ressaltar que o desmembramento não se trata de um processo simples e somente se concretiza por meio de lei federal. Desta forma, o CREFITO-4 MG se coloca à disposição do COFFITO para contribuir técnica e politicamente mediante articulação junto ao Governo Federal e Congresso Nacional. Além disso, considerando que o eventual desmembramento representa impactos significativos para ambas as profissões, esta autarquia defende que o processo seja realizado considerando os interesses das duas categorias.
Essa é mais uma promessa de campanha cumprida pela atual gestão do Conselho (2022/26).