Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

COFFITO instituiu normatização de técnicas

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou Acórdão nº 515, o qual dispõe sobre a normatização da aplicação pelo fisioterapeuta, na prática clínica, das técnicas de estimulação do sistema nervoso central e periférico, podendo ser utilizadas para diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico; tratamento de disfunções sensório-motoras, autonômicas e cognitivas.

Conforme determina o Acórdão, o fisioterapeuta que pretender utilizar as técnicas supracitadas na prática clínica deverá ter treinamento teórico-prático com carga horária mínima específica para a técnica a qual deseja atuar.

Uso das técnicas é permitido somente após credenciamento junto ao CREFITO

Vale lembrar que a habilitação do fisioterapeuta para o uso das técnicas está condicionada ao credenciamento junto ao CREFITO de sua circunscrição. Para tal, o fisioterapeuta deverá preencher o REQUERIMENTO DE CREDENCIAMENTO PARA O USO CLÍNICO DAS TÉCNICAS DE ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA E MAGNÉTICA NÃO INVASIVAS DO SISTEMA NERVOSO, disponibilizado no site do CREFITO-4 MG, em SERVIÇOS ONLINE, na aba “REQUERIMENTOS”.

O solicitante pela referida habilitação deverá anexar, em formato PDF, a certificação de conhecimento específico com histórico ou diploma de mestrado/doutorado com resumo da dissertação/tese nos moldes previstos à formação dispostos pelo respectivo Acórdão, para inclusão no cadastro profissional. Somente depois de efetuado o credenciamento, poderá o fisioterapeuta exercer a prática profissional e anunciar, pelos meios eticamente permitidos, a atuação profissional na técnica.

Acesse o Acórdão nº 515: https://is.gd/b8Xs3F