Em Portaria publicada nesta quinta-feira (3), o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Paulo Roberto Araújo de Almeida, indeferiu o pedido de autorização de curso superior de Fisioterapia na modalidade a distância. A resposta do secretário se deu para o pedido de abertura de 1mil vagas, solicitada pela Faculdade Católica Paulista, pertencente à Associação Educacional Latino Americana. Na prática, o indeferimento protege a sociedade contra centenas de fisioterapeutas formados sem nenhuma vivência prática durante o curso.

O CREFITO-4 MG é veementemente contrário ao ensino a distância nos cursos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, e está atento a todas as movimentações do Ministério da Educação e Ministério da Saúde sobre o assunto. Desde 2016, o conselho lidera iniciativas visando à proibição de tal modalidade de ensino, tendo como ponto de partida a apresentação de uma sugestão de Projeto de Lei ao então deputado federal e hoje senador por Minas Gerais, Rodrigo Pacheco. O PL nº 5.414/2016, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para proibir cursos de graduação na saúde por EaD tramita atualmente na Câmara dos Deputados.

Leia na íntegra a Portaria nº 428, publicada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, vinculada ao Ministério da Educação: https://is.gd/BgGRoM