Palavra do Presidente


Um novo capítulo, escrito por muitas mãos

No momento em que decidimos nos candidatar à direção do CREFITO-4, enxergamos no processo eleitoral uma oportunidade irrecusável de auscultar os anseios dos profissionais mineiros para, posteriormente, concretizar as melhorias que tanto desejamos e que a autarquia sempre mereceu.

Para mudar o curso da história do CREFITO-4, não bastava um ato individual de voluntarismo. Era necessário formar um grupo coeso de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, da capital e do interior, capaz de ser portador do sonho de renovação e depositário da esperança de valorização.

Do mesmo modo, a mobilização despertada pela chapa “Renovação e Valorização” não poderia ser um fim em si, esgotando-se com o término da vitoriosa campanha eleitoral. Precisávamos - e temos conseguido - manter vivo o movimento dos profissionais de Minas Gerais por transformações nesta autarquia.

E de que valeria todo o esforço empreendido no trajeto entre a intenção e o gesto, entre a pregação e o reconhecimento, se o novo CREFITO-4 não retribuísse a participação e a acolhida com uma administração participativa e acolhedora? A gestão 2014/2018 é, portanto, fruto e semente de uma nova postura profissional.

Parafraseando o célebre canto de Camões, tudo fizemos para que, após a “noturna sombra” da longa tempestade, um novo amanhecer trouxesse “serena claridade, esperança de por-to e salvamento”. O primeiro feixe de luz não poderia ser outro senão o resgate da credibilidade de nosso conselho regional.

Paralelamente ao empenho para recuperar a imagem institucional do CREFITO-4, iniciamos estudos e ações para aprimorar a autonomia, a identidade e a inserção das duas profissões, tendo como horizonte estratégico a adequada assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional à população mineira.

Ao assumirmos a direção do CREFITO-4, tínhamos diversas prioridades e notamos inúmeras carências. Muito trabalho a ser feito, nenhum tempo a perder. Um ano depois de empossados, graças à dedicação de nossa equipe e ao apoio dos profissionais, temos muitos resultados e conquistas a apresentar.

A síntese desses resultados e dessas conquistas está exposta em nossos canais de comunicação, criados para reafirmar o compromisso com a transparência e com o acesso à informação. São as primeiras páginas do capítulo que a história, mestra da vida, nos encarregou de escrever com o auxílio de muitas mãos, milhares de mãos, mãos que curam, que reabilitam, que dão sentido à vida e contornos reais ao novo CREFITO-4. Dr. Anderson Luís Coelho Presidente do CREFITO-4