Histórico do CREFITO-4

O ano de 2015 reúne duas comemorações marcantes para a história do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), separadas por pouco mais que um mês. No dia 17 de maio, a autarquia regional celebra 30 anos de criação. Já a posse do colegiado eleito para o quadriênio 2014/2018 completa seu primeiro aniversário em 13 de abril.

Antes da existência do CREFITO-4, de 1978 a 1985, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estabelecidos em Minas Gerais eram registrados e fiscalizados pelo órgão incumbido do controle ético-social das duas profissões na 2ª Região (CREFITO-2), sediada no Rio de Janeiro, com jurisdição que abrangia também o Distrito Federal e os estados de Esprito Santo e Goiás.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), criado em 1975, manteve apenas três circunscrições regionais nos 10 anos iniciais de sua história. Em maio de 1985, a primeira presidente da autarquia federal, Dra. Sônia Gusman, assinou duas resoluções criando outros dois CREFITOs a partir do desmembramento das antigas regiões.

As resoluções 56/85 e 54/85 do COFFITO instituíram, respectivamente, o CREFITO-4 (Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, com sede em Belo Horizonte) e o CREFITO-5 (Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com sede em Porto Alegre). A nova divisão havia sido aprovada durante a 42ª reunião plenária do conselho federal, realizada no dia 10 de novembro de 1984, na capital fluminense.

Embora tenha sido publicada oficialmente e entrado em vigor no dia 27 de maio de 1985, a resolução de criação do CREFITO-4 ganhou desdobramentos práticos somente no ano seguinte. O primeiro colegiado da autarquia, eleito e empossado em março de 1986, teve como presidente o fisioterapeuta Dr. Hildeberto Lopes dos Santos, que exerceria o cargo ao longo dos 28 anos seguintes.

Instalado inicialmente em espaço alugado na Rua São Paulo, Centro de Belo Horizonte, o CREFITO-4 inaugurou sua sede própria em 13 de dezembro de 1996. O então presidente do COFFITO, Dr. Ruy Gallart de Menezes, participou da cerimônia inaugural. Desde então, o órgão funciona na ala comercial do Edifício Arcangelo Maletta, na Rua da Bahia, região central da capital mineira.

A área de abrangência da 4ª Região, que hoje coincide com as fronteiras mineiras, sofreu alterações por desmembramentos territoriais. Em 1989, o COFFITO anexou à jurisdição do CREFITO-4 o estado de Tocantins, criado no ano anterior com a divisão de Goiás. Fundado em 2004, o CREFITO-11 absorveu Goiás e Distrito Federal. O CREFITO-12 surgiu no mesmo ano, incorporando Tocantins.

Engajados no movimento por transformações no CREFITO-4, 18 profissionais do interior e da capital formaram a chapa "Renovação e Valorização", eleita no dia 13 de outubro de 2013 para quatro anos de mandato. O novo colegiado tomou posse seis meses depois, escolhendo para a presidência o fisioterapeuta Dr. Anderson Luís Coelho e iniciando um novo ciclo histórico da autarquia.

Exposição de motivos do Ministério da Saúde (1967)
Aviso do Ministério da Educação (1969)
Ofício ao ministro-chefe do Gabinete Civil (1969)
Decreto-lei de regulamentação das profissões (1969)
Lei de criação do Sistema COFFITO/CREFITOs (1975)
Resolução de desmembramento do CREFITO-4 (1985)