Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

CREFITO-4 MG participa de audiência pública para debater presença de fisioterapeutas nas UTIs

O CREFITO-4 MG marcou presença, na manhã desta terça-feira (28), em audiência pública realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para debater sobre as condições de trabalho dos fisioterapeutas que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva localizadas no Estado, em razão da tramitação do Projeto de Lei nº 2078/2024, que versa sobre a matéria. O deputado estadual Betão foi o autor da reunião.

Em sua participação, Dra. Flávia defendeu publicamente os direitos e anseios dos fisioterapeutas que atuam nas UTIs, bem como propôs ajustes no PL nº 2078/2024, para que os direitos da categoria sejam amplamente contemplados.

De autoria do deputado Betão, a proposta altera a Lei 23.789, de 2021, no intuito de tornar obrigatória a presença de profissional fisioterapeuta nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Estado. A matéria detalha que as UTIs adulto, neonatal e pediátrico, de hospitais, clínicas públicas, privadas ou filantrópicas, ficam obrigadas a manter em seus quadros, no mínimo, um fisioterapeuta para cada dez leitos, nos turnos matutino, vespertino e noturno, num total de 24 horas.

Representando o CREFITO-4 MG ainda estiveram presentes os membros da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP), Dr. Hugo Pereira Goretti e Dr. Eduardo Paolinelli.

Também compareceram o presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), Dr. Daniel da Cunha Ribeiro; a integrante do departamento de Fisioterapia Respiratória nos Distúrbios do Sono da Assobrafir, Dra. Flávia Baggio Nerbass; o coordenador geral da Associação Mineira de Fisioterapeutas (AMF), Dr. Maxwell de Morais Silvae e o presidente da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI), Dr. Leandro Braz de Carvalho, dentre outros representantes da classe.