Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

COVID-19: sequelas, complicações e a importância do fisioterapeuta na reabilitação

COVID-19: sequelas, complicações e a importância do fisioterapeuta na reabilitação

Estudos mostram que além dos pacientes hospitalizados e em estado grave, os assintomáticos, ou com apresentação leve da doença, também podem apresentar complicações decorrentes da enfermidade

A rotina das famílias brasileiras foi profundamente afetada desde o início da pandemia. A rápida ampliação do número de infectados pelo novo coronavírus fez com que a população passasse a conviver com uma nova e triste realidade. Além da perda de familiares e amigos próximos, muitas das pessoas que contraíram o vírus passaram lidar com sequelas e complicações, além dos graves problemas econômicos, sociais e até psicológicos. E o papel do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional na reabilitação motora, funcional e respiratória é fundamental.

Segundo Dr. Fabiano Siqueira, mestre em Ciências da Reabilitação, estudos mostram que até 46% dos pacientes que foram hospitalizados apresentaram sequelas como fadiga, dispneia e dor torácica. “Além disso, é comum apresentar fraqueza muscular, descondicionamento cardiorrespiratório, perda de equilíbrio, distúrbios mentais, miocardite, úlceras de pressão, polineuropatia, tromboembolismo venoso, dores crônicas, dentre outras”. “Outra pesquisa realizada, incluindo agora pacientes com e sem hospitalização, e até assintomáticos, demonstrou que cerca de 60% dos infectados tiveram inflamação do miocárdio no pós-COVID”.

Dr. Fabiano ainda falou sobre a importância do fisioterapeuta na reabilitação dos pacientes infectados pelo vírus. “Devido às sequelas apresentadas a Fisioterapia respiratória e musculoesquelética são de  fundamental importância na reabilitação do paciente pós-covid-19. Esses profissionais poderão atuar na melhoria da dispneia, ajudar a prevenir complicações respiratórias, cardiovasculares, musculoesqueléticas e neurológicas. Além de contribuir para corrigir as limitações funcionais, proporcionando restabelecimento da qualidade de vida e retorno do paciente às atividades laborais, sociais e esportivas”.

Circuito de atualização em reabilitação pós-Covid

Pensando justamente em capacitar fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam ou atuarão na reabilitação de pacientes que tiveram o novo coronavírus, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) tem rodado o estado com o “Circuito de atualização em reabilitação pós-Covid”. Cerca de 30 cidades, de todas as regiões de Minas, serão visitadas.

Para o presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, o objetivo é “aperfeiçoar ainda mais a qualidade assistencial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, nivelando o conhecimento para que a sociedade tenha acesso ao que há de mais moderno e atual entre a comunidade científica, promovendo a melhora do quadro clínico do paciente e uma consequente minimização de sequelas”, destacou.

Manter os cuidados, mesmo com o início da vacinação

Dr. Anderson Coelho ainda lembra da importância da manutenção dos protocolos de segurança, mesmo com o início da distribuição das vacinas do estado. “Vimos com alegria e otimismo o começo da vacinação em Minas Gerais, mas sabemos que levará tempo para que toda a população seja imunizada. Por isso, é sempre importante lembrar que não devemos baixar a guarda e continuar mantendo as medidas de segurança, como o uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, dentre outros”, concluiu.