
O CREFITO-4 MG esteve presente, por meio do seu presidente, Dr. Anderson Coelho, do diretor-secretário, Dr. José Avelino de Melo Júnior, da diretora-tesoureira, Dra. Álida Andrade e do assessor técnico da presidência, Dr. Vinicius Rezende, no Ato em Defesa do Ensino Presencial na Saúde, realizado nesta quarta-feira (05), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A atividade reuniu representantes de entidades de todas as profissões regulamentadas da área da saúde.
A Mesa de Debates foi solicitada pelo deputado federal Fausto Pinato (SP) e teve como propósito reafirmar o compromisso das categorias com a formação presencial de qualidade, a segurança do paciente e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O CREFITO-4 MG tem se destacado nacionalmente na defesa da educação presencial. Desde 2016, o Conselho atua de forma contínua contra a precarização da formação profissional, sendo o primeiro Conselho do país a liderar ações regionais e nacionais de enfrentamento aos cursos de graduação em saúde na modalidade EaD.
Essa atuação teve como marco inicial a apresentação da Sugestão de Projeto de Lei nº 5.414/2016, que propõe alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para proibir cursos de graduação em saúde oferecidos exclusivamente a distância, resguardando a qualidade da formação e a segurança da assistência prestada à população.