O fisioterapeuta, Dr. Michel Bedran, se reuniu com a diretoria do CREFITO-4 MG, nesta terça-feira (24), para entregar pessoalmente ao Conselho documentos originais, que fazem parte da história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Brasil, dentre eles, o primeiro regimento interno do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Participaram do encontro o presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, a vice-presidente, Dra. Flávia Massa, o diretor-secretário, Dr. José Avelino, e diretora-tesoureira, Dra. Álida Andrade.
O material será anexado ao acervo de documentos históricos, arquivado pelo CREFITO-4 MG, que fazem parte da história das profissões. Em breve, com a entrega da nova sede do Conselho, a autarquia contará com um memorial, aberto aos profissionais mineiros e a toda a comunidade, onde serão expostos os arquivos originais, que narram a trajetória histórica da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e os atos políticos protagonizados pelos primeiros profissionais mineiros a fim de que a profissões conquistassem o reconhecimento e autonomia que possuem nos dias atuais.
Dr. Michel Bedran foi um dos pioneiros da Fisioterapia mineira. Formou-se em Fisioterapia em 1972, em uma das primeiras turmas do curso da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (primeira instituição de ensino a formar fisioterapeutas no estado). A colação de grau da turma do Dr. Michel Bedran foi destaque na imprensa da época e contou com a presença do vice-presidente da República, Augusto Rademaker e de autoridades políticas mineiras importantes na época.
Quer conhecer mais sobre a história da sua profissão? O CREFITO-4 MG elaborou, em 2019, o documentário “Memória Viva” e a revista especial, em comemoração ao cinquentenário de regulamentação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Tanto a revista quanto o documentário contam sobre o surgimento das profissões no mundo, no Brasil e em Minas Gerais, além da criação dos primeiros cursos de graduação no estado, regulamentação, criação do Sistema COFFITO/CREFITOs, e os acontecimentos que marcaram história para que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional.