O presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, encaminhou, nesta sexta-feira (26), ofício ao presidente do COFFITO, Dr. Sandroval Francisco Torres, manifestando apoio à Carta Aberta apresentada pela Associação Brasileira de Fisioterapia em Urgência e Emergência (ABRAFUE) ao Conselho Federal, em que solicita formalmente a regulamentação da especialidade de Fisioterapia em Urgência e Emergência, bem como a criação da titulação de Fisioterapeuta Emergencista.
A Carta Aberta encaminhada ao COFFITO conta com o apoio do Sistema COFFITO-CREFITOS, associações de classes da Fisioterapia brasileira, sindicatos profissionais, coordenadores de serviços em Fisioterapia com departamentos de emergências, docentes, discentes, classe acadêmica, coordenadores e profissionais das residências multiprofissionais em Urgências e Emergências no Brasil, profissionais fisioterapeutas e população brasileira.
O CREFITO-4 MG também compartilha com a classe a importância de se avançar na formalização da especialidade e na criação da titulação específica, garantindo que os profissionais possam atuar de forma ainda mais qualificada e eficiente. Por isso, no ofício encaminhado ao Conselho Federal, o CREFITO-4 MG ressaltou que “a atuação dos fisioterapeutas emergencistas tem se mostrado essencial ao cuidado integral e humanizado dos pacientes, contribuindo significativamente para a redução da mortalidade e a melhoria dos desfechos clínicos em diversos níveis de atenção. Portanto, a regulamentação e a titulação propostas são necessárias para assegurar a continuidade e o aprimoramento desse trabalho”.
Leia na íntegra o ofício encaminhado pelo CREFITO-4 MG ao COFFITO: https://is.gd/900JWx