Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

CREFITO-4 presente no lançamento do “Prêmio Mellyssa de boa práticas na atenção à saúde materna e infantil”

Representando do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), o presidente do Conselho, Dr. Anderson Coelho, e a vice-presidente, Dra. Flávia Massa, participaram, nesta quinta-feira (2), do lançamento do “Prêmio Mellyssa de boas práticas na atenção à saúde materna e infantil”, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A premiação tem o objetivo de reconhecer, incentivar e valorizar ações desenvolvidas por municípios mineiros voltadas para o enfrentamento à mortalidade materna e infantil, com ênfase na atenção primária à saúde.

CREFITO-4 MG segue atuando no combate à mortalidade materna e infantil

Para o CREFITO-4 MG a assistência adequada à saúde das gestantes, puérperas e crianças deve ser priorizada pelos entes e instituições públicas. Por isso, a autarquia tem dialogado diretamente junto ao Executivo e Legislativo, estadual e municipais para garantir que as todas parturientes do estado tenham o direito à assistência fisioterapêutica em uma fase tão delicada de suas vidas que é o período gestacional, tendo em vista que o profissional é imprescindível para minimizar sintomas de desconfortos e dores causados na gestação, evitar complicações no parto, mortalidade da mãe e do bebê, controlar a ansiedade da paciente, diminuir o tempo de trabalho de parto e também o índice de indicação para a cesárea.

Dentre as várias ações, a Comissão de Assuntos Parlamentares do CREFITO-4 MG apresentou, pela então deputada estadual, Celise Laviola, Projeto de Lei 2.183/2020 que torna obrigatório a garantia de liberdade de escolha da mulher parturiente em ser assistida por fisioterapeutas nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres da rede pública e privada do Estado de Minas Gerais. A matéria segue tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).