Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

FiniTO: Direito de viver e morrer

“Direito de viver e de morrer: cuidados paliativos na saúde multidisciplinar”.

“Direito de viver e de morrer: cuidados paliativos na saúde multidisciplinar”.

Esse foi tema do evento promovido, nesta quinta-feira (20), pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG). O encontro, realizado em formato on-line, teve a finalidade de promover discussões e capacitação profissional sobre o fazer da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na Finitude, abordando as diferentes perspectivas relacionadas aos Cuidados Paliativos.
Na ocasião, foram ministradas palestras com as seguintes temáticas: Aspectos jurídicos nos cuidados paliativos, ministrado pela advogada, Dra. Luciana Dadalto; Nome certo de falar em cuidados paliativos, com a jornalista Juliana Dantas; O papel do fisioterapeuta em cuidados paliativos; apresentado pela fisioterapeuta, Dra. Ellen Morbeck; O papel do terapeuta ocupacional nos cuidados paliativos, com a terapeuta ocupacional, Dra. Mônica Queiroz.

Também estiverem presentes o presidente, diretor-secretário e diretora-tesoureira do CREFITO-4 MG, respectivamente, Dr. Anderson Coelho, Dr. José Avelino e Dra. Álida Andrade, além dos integrantes da Comissão de Cuidados Paliativos da autarquia, Dra. Bárbara Brito e Dra. Evellyn Rodrigues.
Quando iniciar os Cuidados Paliativos?

Comumente, o conceito de Cuidados Paliativos ainda é associado à assistência exclusivamente a pacientes terminais, sem perspectivas de vida. Contudo, a abordagem tem como principal finalidade promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento. Desta forma, os pacientes com doença grave, evolutiva e/ou com alto potencial de sofrimentos têm o direito de se beneficiar dos Cuidados Paliativos, desde o diagnóstico da doença. Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são partes fundamentais desse tratamento multidisciplinar, podendo intervir desde o diagnóstico.

#cuidadospaliativos #FisioterpiaMG #TerapiaOcupacionalMG

Pular para o conteúdo