Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Fisioterapeuta emérita da UFMG defende tese de doutorado aos 84 anos

Em 2019, Dra. Hilda Angélica Iturriaga foi homenageada pelo CREFITO-4 MG

A fisioterapeuta e professora emérita da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dra. Hilda Iturriaga Jímenez, de 84 anos, defendeu tese de doutorado nesta terça-feira (30), na universidade. Dr. José Avelino de Melo Júnior, diretor-secretário do CREFITO-4 MG, marcou presença.

O tema da tese foi “Adaptação transcultural e avaliação das propriedades de medida do Questionário Knowledge of Disease Management – CF – Adolescent para indivíduos com Fibrose Cística”, orientada pelo Prof. Dr. Marcelo Velloso e coorientada pela Profª Dra. Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela.

Trajetória da Dra. Hilda Jímenez

Hilda Jímenez é professora aposentada do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Graduada em Cinesiologia pela Universidade do Chile, é especialista em Fisioterapia Respiratória pela mesma instituição. Realizou Cursos de Aperfeiçoamento em Reabilitação no Stitching Revalidatie Institut Muiderpoort, na Holanda, e em Reabilitação Respiratória nos Estados Unidos, no National Jewish Denver Colorado. Em 1993, concluiu o mestrado em Reabilitação na Queen’s University, no Canadá. Atuou ao longo de sua carreira nas áreas de Fisioterapia Respiratória, fibrose cística e câncer de mama.

Em 1982, Dra. Hilda tornou-se professora do recém-criado curso de Fisioterapia da UFMG. Após aposentar-se, ela ingressou no doutorado em Ciências da Reabilitação da EEFFTO.

HOMENAGEADA PELO CREFITO-4 MG
Em 2019, durante solenidade de outorga do título de professor Emérito pela EEFFTO, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) concedeu placa de menção honrosa à senhora Dra. Hilda Angélica Iturriaga.