Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Luta Antimanicomial

O Dia da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, visa a combater o isolamento e tratamentos agressivos da pessoa com sofrimento mental, além das violações dos direitos humanos. O Movimento Antimanicomial reforça à sociedade que, como qualquer cidadão, pessoas com sofrimento mental têm o direito fundamental à liberdade de escolhas, além do direito a receber cuidado e direito à saúde mental.

“O relacionamento com a loucura, por séculos, foi marcado por uma lógica de exclusão caracterizado por intermináveis internações psiquiátricas e violência. A Reforma Psiquiátrica com a Luta Antimanicomial, na década de 80, veio questionar esse modelo de assistência e reivindicar uma assistência humanizada, em liberdade e no território com conexão com a sociedade e a cultura, compreendendo o sujeito em sofrimento psíquico para além de sua patologia. Na pandemia, pudemos vivenciar o que o isolamento pode provocar na nossa saúde mental. O quadro ganha proporções ainda muito piores se imaginarmos esse isolamento associado a práticas de tortura, negligência e violências. A Luta Antimanicomial propõe o resgate da cidadania, historicamente negada aos indivíduos em sofrimento mental, defende a inclusão e expressa o desejo à diversidade. Além disso, também se reivindica a garantia de circulação na cidade por todos, ao estudo, lazer, esporte, cultura e tudo que cabe a qualquer cidadão.

A Terapia Ocupacional tem uma história marcada pelo ativismo social e a luta junto com movimentos sociais. Assim, o desafio do terapeuta ocupacional é cuidar de quem adoece de forma situada, de modo a oferecer lugares de passagem quando o sofrimento se encontra no âmbito do insustentável, mas também auxiliando esses indivíduos para novas construções sociais. Não se trata apenas de ter liberdade para circular efetivamente, o ir e vir, mas de defesa a presença do diferente em múltiplos espaços sociais e que isso se efetive abrindo espaço novas formas de existir”, ressalta a Dra. Thaís Thaler Souza, terapeuta ocupacional, conselheira do CREFITO-4 MG e membro da Comissão de Saúde Mental do conselho.

#LutaAntimanicomial #terapiaocupacional #crefito4

Pular para o conteúdo