Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Inclusão de profissionais na ESF é tema de encontro entre o CREFITO-4 MG e autoridades de Varginha

Conselheiro e delegada de representação política da autarquia marcaram presença na reunião

A fim de garantir a inclusão dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), por meio do seu conselheiro, Dr. Franderson Marques de Carvalho e da delegada de representação política em Varginha, Dra. Aline Azevedo, se reuniu, nesta sexta-feira (29), com o prefeito da cidade, Vérdi Lúcio Melo. Os vereadores Dudu Ottoni e Doutor Lucas também marcaram presença.

O encontro objetivo garantir as prerrogativas profissionais e os direitos dos cidadãos de assistência integral à saúde, conforme estabelecido pela da Lei nº 14.231/2021, sancionada no dia 29 de outubro de 2021. A normativa determina a inclusão dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na equipe da Estratégia Saúde da Família (antigo Programa Saúde da Família-PSF) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

JÁ É LEI

Após aprovação pelo Congresso Nacional e sanção presidencial, foi publicada, no dia 29 de outubro, a Lei nº 14.231, que inclui os profissionais na equipe da Estratégia Saúde da Família (antigo Programa Saúde da Família-PSF) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma conquista histórica da profissão, tendo em vista que o PLC 72/2012 tramitou por mais de uma década no Congresso Nacional.

Ainda em 2021, o presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, notificou cada um dos 853 prefeitos dos municípios de Minas Gerais solicitando esclarecimentos sobre a inserção dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais nas equipes de ESF, sob responsabilidade de gestão das respectivas prefeituras.

#crefito4 #FisioterapiaMG #TerapiaocupacionalMG #SaúdedaFamília #ESF