O Senado Federal aprovou projeto de lei (PLC 72/2012), que inclui os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais no Programa Saúde da Família (PSF), atual Estratégia Saúde da Família (ESF). A matéria aguarda sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O sistema COFFITO/CREFITOs tem trabalhado ativamente junto ao Executivo Federal para que o projeto se torne lei. Inclusive com envio de ofício ao presidente da República, o qual destaca:
“A atenção prestada pela ESF deve estar ancorada nos princípios que norteiam o próprio SUS, como a integralidade e a universalidade, o que implica um trabalho dentro da perspectiva da multidisciplinaridade da assistência à saúde.

A inserção da Fisioterapia na ESF destaca o crescimento da profissão e reforça a sua relevância para a sociedade brasileira, na prevenção de incapacidades e de ações de reabilitação, ressocialização e integração social de pessoas com alguma incapacidade instalada, o que, com certeza, terá grande impacto sobre a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos.

Da mesma forma, com a Terapia Ocupacional, com atividades de promoção e de educação em saúde, além do desenvolvimento de ações de estimulação com crianças com deficiência, adaptações nos instrumentos utilizados por pessoas com deficiências para auxiliar na realização de atividades da vida cotidiana, além de facilitar a independência e a autonomia dessas pessoas.”

Leia o ofício na íntegra: https://is.gd/X49c3C
#Fisioterapia #TerapiaOcupacional #SaúdedaFamília