CREFITO Jovem promove Curso Online de Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico

《 Mais de 100 participantes, dentre acadêmicos, profissionais e sociedade civil prestigiaram o evento online 》

As diretorias do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4) e do CREFITO Jovem promoveram, nas tardes desta terça (21) e quarta-feira (22), o Curso Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico. A atividade ministrada pelo fisioterapeuta e conselheiro do CREFITO-4 MG, Dr. Márcio Brandão ocorreu na de forma remota, para mais de 100 acadêmicos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Psicoligia, Odontologia, Medicina, profissionais e sociedade civil. Também marcou presença o presidente da autarquia, Dr. Anderson Coelho.

Na terça (21), o curso trouxe uma abordagem técnico-normativa, contemplando as funções do profissional de saúde enquanto socorrista, suas responsabilidades e ações necessárias de segurança em cena de acidente, para acadêmicos e profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Os acadêmicos aprenderam ainda a fazer avaliação inicial da vítima, com objetivo de identificar a sua própria responsabilidade em relação à mesma e a detectar os sinais vitais. Realizaram manobras de ressuscitação cardiorrespiratória (RCP) e aprenderam a utilizar o desfibrilador externo automático (DEA). Foram instruídos ainda sobre avaliação secundária da vítima, em busca de outros traumas que possam comprometer a vida; ações com vítimas de traumas musculoesqueléticos (fratura, entorse etc.); e manobras de desengasgo (vítimas com obstrução de vias aéreas por corpo estranho), tanto em adultos quanto em crianças.

Nesta quarta (22), o curso trouxe o tema “Primeiros Socorros”, destinado ao público em geral, além da presença de profissionais e acadêmicos da área da saúde.