O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), Dr. Anderson Coelho, visitou, nesta segunda-feira (9), Dia Nacional da Equoterapia, o Centro de Preparação Equestre da Lagoa (Cepel), localizado em Belo Horizonte. Na ocasião, Dr. Anderson Coelho conheceu o serviço de Equoterapia do Cepel, apresentado pela fisioterapeuta e coordenadora da esquipe multidisciplinar de Equoterapia, Dra. Lilian de Albuquerque Moura.

O serviço atualmente atende cerca de 250 pacientes ao mês, entre crianças e adultos portadores de necessidades especiais diversas, com deficiências motoras, cognitiva comportamental, da fala, visual ou globais.

A Equoterapia é um recurso terapêutico que utiliza cavalos, dentro de uma abordagem interdisciplinar das áreas da saúde, com a finalidade de desenvolvimento biopsicossocial dos pacientes. A equipe do Cepel reúne atualmente Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia.

Equoterapia é recurso terapêutico da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional
Em 2019, por meio da Lei nº 13.830, a Equoterapia foi regulamentada como método de reabilitação de pessoas com deficiência, sendo incluídos o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional na equipe multiprofissional. Antes mesmo da regulamentação, os profissionais já eram habilitados, por meio da Resolução COFFITO nº 348/2008, para utilizarem o recurso terapêutico em seus pacientes.

#Equoterapia #Cepel #Crefito4 #Fisioterapia #TerapiaOcupacional