No dia 17 de maio de 1985, por meio da Resolução COFFITO nº 56, foi criado o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG). Desde então, a autarquia acumula em sua história grandes desafios, inúmeros momentos marcantes de avanços das profissões no estado e no país, além de importantes conquistas para a classe como a inclusão no Simples Nacional, repúdio aos projetos de lei do novo Ato Médico e da invasão estética, combate ao ensino a distância nos cursos da saúde, apresentação de projeto de lei do piso salarial estadual, dentre outras.

Neste último ano, especialmente, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais foram convocados para um desafio de dimensão mundial: o combate ao novo coronavírus. E, mais uma vez, o CREFFITO-4 MG se mantem ao lado do profissional, em um trabalho diário e incansável com o objetivo de amparar, com apoio técnico-normativo, cada um dos profissionais que estão na linha de frente da pandemia. O conselho também tem atuado na defesa das prerrogativas de ambas as profissionais diante da pandemia e na garantia do efetivo exercício do direito de cada fisioterapeuta e cada terapeuta ocupacional como, por exemplo, a batalha diária para garantir que os profissionais sejam imunizados contra a Covid-19. Nossa luta tem sido por todos os profissionais: os que atuam em hospitais, clínicas, consultórios, ILPI’s, domiciliares e estagiários.

Em um momento tão difícil para a saúde pública do país e do mundo, o CREFITO-4 MG se torna ainda mais atuante e presente junto aos profissionais mineiros. E assim continuaremos nos próximos anos que escreverão a história do conselho, mantendo nosso compromisso com cada fisioterapeuta e terapeuta ocupacional e na prestação de um serviço de qualidade à população.