Diante de denúncias de irregularidades acerca do plano municipal de vacinação contra a Covid-19 de Belo Horizonte, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) encaminhou ofício à Prefeitura solicitando urgência na vacinação de todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, independentemente do local de trabalho desses profissionais.

O CREFITO-4 MG constatou que muitos profissionais foram impedidos, pelas equipes de imunização da Prefeitura, de se vacinarem nos dias 5 e 6 de maio, datas em que o município estendeu a vacinação dos profissionais de saúde para acima de 18 anos. De acordo com relato dos profissionais, as equipes exigiram a apresentação de dois ou mais documentos para comprovação de vínculo ou criaram empecilhos devido ao local de trabalho desses profissionais. Além disso, muitos também foram impedidos de se vacinar devido ao duplo registro de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) com atividade primária de estética e secundária de Fisioterapia. Ou casos em que o contrato de trabalho do profissional está registrado com um estabelecimento de estética ou Educação Física.

As referidas discriminações e discricionaridades de vacinação, além de total desrespeito com os profissionais, são também ilegais e ferem as diretrizes de imunização estabelecidas pelo Governo Estadual e Governo Federal, os quais dispõem que todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estão incluídos no grupo prioritário de vacinação.

O CREFITO-4 MG segue vigilante, por meio do seu “Comitê de Acompanhamento da Imunização contra a Covid-19”, no que diz respeito à imunização dos profissionais de todos os municípios mineiros, e recorrerá, inclusive, ao Ministério Público do Estado caso a notificação administrativa à Prefeitura de Belo Horizonte não seja suficiente para sanar as irregularidades. Em caso de dúvidas sobre a vacinação e denúncias entre em contato conosco pelo e-mail: info.vacinacao@crefito4.gov.br

Leia na íntegra o ofício encaminhado à Prefeitura de Belo Horizonte: https://is.gd/SIpbMr (acesse pelo stories)
#VacinaJá #BeloHorizonte