Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Dr. Moisés Alves Senra, primeiro fisioterapeuta mineiro vacinado contra a Covid-19

Ato simbólico, realizado no aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins, representou o início da vacinação no Estado. CREFITO-4 MG marcou presença na cerimônia

A noite desta segunda-feira (18) foi especial para a Fisioterapia mineira. Em ato simbólico de início da vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais, Dr. Moisés Alves Senra, de 39 anos, foi o primeiro fisioterapeuta mineiro a receber uma dose da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A cerimônia foi realizada logo após a chegada do primeiro lote de imunizantes ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, também marcou presença. A Fisioterapia foi representada no ato a pedido do CREFITO-4 MG e ASSOBRAFIR.

Natural de Rio Pomba, Dr. Moisés é fisioterapeuta respiratório no CTI do Hospital Eduardo de Menezes há dez anos. Segundo ele, a sensação de receber a primeira dose é de muita felicidade. “Em um ano muito difícil, com muitos desafios e estudos, conseguimos hoje tomar a vacina”. Ainda em sua fala, o fisioterapeuta lembrou da importância das medidas de precaução, “essas medidas não podem ser deixadas de lado, mesmo com a chegada da vacina. Enquanto todo mundo não for vacinado ainda precisamos usar máscaras, ter o distanciamento, lavas as mãos e usar álcool em gel”.

Além do fisioterapeuta, outros quatro profissionais da área da saúde do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde e que atuam na linha de frente de combate à doença em Minas também foram vacinados. Foram eles: a técnica de enfermagem, Maria Bom Sucesso Pereira, de 57 anos; o também técnico de enfermagem, Thiago Libério Santana Medina, 39 anos; a enfermeira do CTI, Adileia Pereira de Jesus Cardoso, a Didi, de 52 anos e a médica Teresa Gamarano Barros, de 37 anos.

VACINAÇÃO EM MG

De acordo com o Governo de Minas, 577.480 mil doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan foram enviadas a Minas Gerais neste primeiro lote de vacinas, que permitirão a imunização de cerca de 280 mil pessoas. A estratégia para que todas as 28 Superintendências Regionais de Saúde recebam o imunizante contempla 13 rotas de aeronaves (cinco aviões e três helicópteros) e duas rotas terrestres (Belo Horizonte, Divinópolis e Sete Lagoas).

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da saúde, entre equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, seguidas de pessoas com mais de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas. Por fim, a população indígena vivendo em terras indígenas, seguindo o Plano Nacional de Imunização.