Evidence - V Fórum de Prerrogativas e Práticas Científicas de Minas Gerais

NEUROFUNCIONAL
Fisioterapia

8h: Abertura

08h10: Raciocínio clínico em avaliação fisioterapêutica em Neuropediatria
Dr. Hércules Ribeiro Leite (MG)

08h40: Abordagens fisioterapêuticas para maximizar a função do membro superior pós AVE
Dra. Natalia Duarte Pereira (SP)

09h10: Terapia orientada à tarefa em pessoas após AVE: evidência
Dra. Stella Michaelsen (SC)

09h40: Estimulação transcraniana na Pediatria: evidências atuais
Dra. Luanda Collange Grecco (SP)

10h10: Terapia orientada à tarefa no treinamento de equilíbrio e mobilidade em pessoas com lesão da medula espinhal
Dr. Jocemar Ilha (SC)

10h40: Reabilitação vestibular pediátrica
Dr. André Luís dos Santos Silva (RJ)

11h10: Abordagens para maximizar o condicionamento cardiorrespiratório em indivíduos pós AVE
Dra. Christina Danielli Coelho de Morais Faria (MG)

11h40: Monitorização de atividade física em populações neurológicas
Dr. Thiago Russo (SP)

12h15: Contraturas pós AVE: como prevenir e tratar?
Dra. Aline Alvim Scianni (MG)

12h40: Estimulação sensorial na Doença de Parkinson: da mobilidade aos biomarcadores
Dra. Aline Pagnussat (RS)

13h: Encerramento


CONTEXTO HOSPITALAR
Terapia Ocupacional

8h00 – ABERTURA
Diretoria do CREFITO-4 e ATOHOSP
Dra. Letícia M V Fangel (DF)

8h20 – Mesa redonda: Terapia Ocupacional baseada em evidência
Dra. Marysia De Carlo (SP) e Dra. Jenniffer Garcia (Chile)
9h20 – Moderação: Dra. Fernanda Assunção

9h30 – Atuação da Terapia Ocupacional no contexto da COVID-19
Dr. Paulo Mendes (SP)
10h30 – Moderação: Dra. Daniela Vilani

10h40 – Terapia Ocupacional em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Dra. Erika da Silva Dittz (MG)

11h10 – Terapia Ocupacional em enfermaria pediátrica e brinquedoteca
Dra. Aide Mitie Kudo (SP)
11h40 – Moderação: Dra. Maria Angélica Alves

11h50 – Terapia ocupacional em cuidados paliativos
Dra. Gabriela Rezende (SP)

12h20 – Desafios da atuação da Terapia Ocupacional junto ao paciente crítico – UTI
Dra. Diana Amar (RJ)
12h50 – Moderação: Dra. Daniela Vilani

13h – ENCERRAMENTO


INSCRIÇÃO

Faça já sua inscrição pelo e-mail eventos@crefito4.gov.br. O e-mail deverá conter os seguintes dados: nome completo, contato telefônico, número do CREFITO ou CPF e nome da atividade institucional (Evidence Fisioterapia ou Evidence Terapia Ocupacional).
Inscrições gratuitas e, excepcionalmente este ano, para profissionais e acadêmicos de todos os estados.  Garanta a sua!


PALESTRANTES FISIOTERAPIA

Dr. Hércules Ribeiro Leite – MG

Graduado em Fisioterapia (UFVJM/2007), especialista profissional em Neurofuncional da Criança e Adolescente (COFFITO), mestre (UFMG) e doutor (UFMG) em Ciências Fisiológicas e pós-doutor em Fisioterapia pela The University of Sydney, Austrália. Docente do Departamento de Fisioterapia da UFMG na área de Fisioterapia aplicada à neuropediatria.

Dra. Natalia Duarte Pereira – SP

Graduada em Fisioterapia pela UFSCar. Mestre em Ciências do Movimento Humano na área de Comportamento Motor pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do curso de Fisioterapia da UFSCar e orientadora de mestrado em Fisioterapia na UFSCar.

Dra. Stella Michaelsen – SC

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria. Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Biomecânica e Fisiologia do Movimento pela Universidade de Paris XI na França. Doutora (PhD) em Ciências Biomédicas com opção em Reabilitação na Universidade de Montreal no Canadá. Docente do curso de Fisioterapia UDESC.

Dra. Luanda Collange Grecco – SP

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional na Infância e na Adolescência (ABRAFIN). Mestre e doutora em Ciências da Reabilitação (Universidade Nove de Julho). Neuromodulation Fellowship, Spaulding Rehabilitation Hospital (Harvard Medical School). Pós-doutora em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência  (Universidade Federal de São Paulo). Diretora científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN.


Dr. Jocemar Ilha – SC

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre e doutor em Neurociências pela UFRGS. Professor associado, departamento de Fisioterapia – UDESC. Professor e orientador do programa de pós-graduação em Fisioterapia – PPGFT- UDESC. Orientador do Programa de pós-graduação em Neurociências – PPGNeuro – UFSC.

Dr. André Luís dos Santos Silva – RJ

Graduado em Fisioterapia pela FRASCE. Doutor em Fisioterapia – Universidad de Buenos Aires/UFRJ. Certificação internacional em Reabilitação vestibular pela APTA e pela Emory University (Atlanta, Georgia, EUA). Certificação internacional Avançada em Reabilitação vestibular pela University of Pittsburgh (EUA). Sócio-fundador da ABRAFIN.

Dra. Christina Danielli Coelho de Morais Faria – MG

Graduada em Fisioterapia pela UFMG. Mestre e doutora em Ciências da Reabilitação (UFMG). Professora Associada do Departamento de Fisioterapia da UFMG, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG, coordenadora do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Dr. Thiago Russo – SP

Graduado em Fisioterapia pela UFSCar. Doutor e pós-doutor em Fisioterapia pela UFSCar. Professor do departamento de Fisioterapia e membro permanente do programa de pós-graduação da UFSCar. Editor associado do Brazilian Journal of Physical Therapy e BMC Neurology. Membro da ABRAPG e da ABRAFIN.


Dra. Aline Alvim Scianni – MG

Graduada em Fisioterapia pela UFMG. Mestre em Biologia Celular e doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG e University of Sydney. Professora adjunta da UFMG.  Revisora científica do Brazilian Journal of Physical Therapy, Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine.

Dra. Aline Pagnussat – RS

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre e doutora em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Professora associada do departamento de Fisioterapia da UFCSPA. Professora permanente dos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Ciências da Reabilitação da UFCSPA. .


PALESTRANTES TERAPIA OCUPACIONAL

Dra. Leticia Meda Vendrusculo Fangel – DF

Graduada em Terapia Ocupacional  pela Universidade Federal de São Carlos e pós-graduada em Terapia Ocupacional em Contexto Hospitalar e Cuidados Paliativos pela USP e em Cuidados Paliativos pela PALLIUM da Argentina. Especialista em Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares pelo COFFITO. Mestre em Saúde Pública pela USP e doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UNB. Atual presidente da ATOHosP. 

Dra. Marysia Mara Rodrigues do Prado De Carlo – SP

Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas, pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamerica, Argentina, mestre e doutora pela UNICAMP. Realizou programas de pós-doutorado (FMUSP e EEUSP) em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamerica, Argentina. Professora associada, livre-docente, do curso de Terapia Ocupacional, departamento de Ciências da Saúde FMRP-USP. 

Dra. Jenniffer Garcia Rojas – Chile

Graduada em Terapia Ocupacional. MPhil in Occupational Therapy. PhD (c) in Rehabilitation Sciences. The University of Queensland. Universidad de Los Andes – Chile. 

Dr. Paulo Vinicius Braga Mendes – SP

Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, pós-graduado em Terapia de Mão e Reabilitação Neurológica em Terapia Ocupacional pela UFSCar, mestre e doutor em Terapia Ocupacional pela UFSCar. Terapeuta ocupacional pleno no Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein.


Dra. Erika da Silva Dittz – MG

Graduada em Terapia Ocupacional pela UFMG, especialista em Neuropsicologia pela FUMEC, mestre e doutora em Ciências da Saúde e pós-doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Atualmente é da Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital Sofia Feldman especializada na assistência à mulher e ao recém-nascido. Pesquisadora do NUPEPE- EEUFMG. 

Dra. Aide Mitie Kudo – SP

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pós-graduada em Administração em Serviço de Saúde/Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Terapia de Mão pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP. Coautora de três livros. Integrante da diretoria da ATOHosP.

Dra. Gabriela Rezende – SP

Graduada em Terapia Ocupacional pela FMRP/USP, especialista em Terapia da Mão e Reabilitação Neurológica na UFSCar, mestre em Ciências da Saúde pela EERP/USP, doutoranda em Saúde Pública na EERP/USP. Atua no complexo do Centro Integrado de Reabilitação/Hospital Estadual de Ribeirão Preto. 

Dra. Diana Jasmim Amar Moreira – RJ

Graduada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff. Especialista em Saúde Pública pela UNESA. Mestre em Cardiologia pelo ICES/UFRJ. Residência em Clínica Médica no HUCFF/UFRJ. Responsável Técnica do serviço de Terapia Ocupacional de um hospital privado.