CREFITO-4 PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA, NA ALMG, SOBRE A SÍNDROME DE EHLERS DANLOS
Dr. Anderson Coelho, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO4 MG) participou, na tarde desta terça-feira (16), de audiência pública sobre os impactos causados pelo espectro de hipermobilidade e pela Síndrome (ou síndromes) de Ehlers-Danlos (SED), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Durante a audiência, foi destacado a necessidade de mais conscientização que viabilize um diagnóstico precoce da SED, algo essencial para evitar complicações que comprometam irremediavelmente a qualidade de vida dos pacientes. A Fisioterapia faz parte do grupo de profissões que participam do tratamento multidisciplinar da doença.
O que é a SED
A Ehlers-Danlos é um grupo de 13 doenças hereditárias do tecido conjuntivo que, juntas, afetam uma em cada 5 mil pessoas, majoritariamente mulheres. Cada tipo de SED tem características e sintomas diferentes, mas algumas são frequentes em todos os tipos, tais como a hipermobilidade articular, a hiperextensibilidade da pele e a fragilidade dos tecidos, que se rompem mais facilmente. Parte desses sintomas são comuns com outra doença, também debatida na audiência pública desta terça-feira, o Transtorno de Espectro de Hipermobilidade.