CREFITO-4 MG homenageia fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais atuantes no combate à Covid-19

CREFITO-4 MG homenageia fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais atuantes no combate à Covid-19
Cerca de 3,5 mil profissionais foram agraciados em solenidade com Menção Honrosa. O presidente, Dr. Anderson Coelho, discursou no evento, que ocorreu de forma on-line. O governador Romeu Zema também participou, assim como o secretário de estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco.
Como forma de reconhecimento social e agradecimento a todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais mineiros que se dedicaram, com a mais elevada competência, ao combate à pandemia do novo coronavírus no estado, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) promoveu, na noite desta quinta-feira (29), solenidade de homenagem aos profissionais que atuaram na linha de frente nas unidades de terapia intensiva na assistência aos pacientes com Covid-19. Cerca de 3,5 mil profissionais, entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, foram agraciados com o certificado de Menção Honrosa. Também foram homenageados, de maneira póstuma, os profissionais que perderam a vida em decorrência da COVID-19.
Mantendo as recomendações dos órgãos de saúde, a condecoração ocorreu por meio de transmissão on-line e contou com a participação do presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho. O governador Romeu Zema, o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral e o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, prestigiaram o evento por meio de mensagens gravadas.
A vice-presidente do CREFITO-4 MG, Dra. Álida Andrade, a diretora-secretária, Dra. Flávia Massa, o diretor-tesoureiro, Dr. Hermann Alecsandro, além da tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Maria Rosália de Faria, também participaram ao vivo da solenidade. A orquestra da PMMG homenageou os profissionais na abertura do evento.
Em seu discurso, o presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, destacou o papel imprescindível da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional durante a pandemia. "Em poucos meses, fomos do sonho de profissões de primeiro contato ao pesadelo na linha de frente da pandemia. Continuamos a ter exposição midiática, cresceu nosso orgulho de ser fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, mas no contexto mais triste e adverso possível. Ao completarem agora 51 anos de reconhecimento legal em nosso país, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional confirmam sua vocação para se desenvolverem durante momentos históricos de grande dificuldade", concluiu.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, agradeceu e parabenizou os profissionais pelos relevantes serviços prestados à sociedade mineira durante o período de pandemia da Covid-19. “Como governador de Minas Gerais, agradeço todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que se expuseram a riscos durante a pandemia para tratar pessoas dentro das UTIs e que têm um papel fundamental. Ressalto a minha gratidão, em nome de todos os mineiros, a esses profissionais que fazem uma diferença gigantesca. Meu muito obrigado!”
Já o secretário de estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, enfatizou o papel de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em todo o processo de tratamento e recuperação dos pacientes. “Eles têm se dedicado no tratamento de pessoas acometidas pela COVID-19. Profissionais que atendem desde o início dos sintomas, na terapia intensiva e na reabilitação. Um papel fundamental na reabilitação e recuperação”.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, ressaltou a dedicação diária de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Nesse momento em que precisamos unir forças, deixo meu apreço pelo empenho na assistência aos pacientes críticos de COVID-19 e a todos aqueles que buscam, em mãos amigas, o conforto de uma vida melhor”.
Assista a solenidade na íntegra: https://youtu.be/xX8qILESDbY

Clique e veja mais fotos