CREFITO-4 MG realiza a sexta edição do Encontro de Estudantes de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional

Em mais uma edição e sucesso, a atividade institucional reuniu virtualmente cerca de 800 acadêmicos de todo o estado.

Acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais participaram, neste domingo (25), da sexta edição do Encontro de Estudantes, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG). A atividade, que já é uma tradição anual para os estudantes mineiros, tem a finalidade de promover a interação dos discentes com o conselho que representa a profissão que escolheram atuar. Excepcionalmente neste ano, atividade aconteceu por meio de transmissão on-line, em decorrência das medidas de prevenção do novo coronavírus.

Mais uma vez, o evento foi um sucesso de público, com 800 participantes, em transmissão de conhecimentos técnicos-científicos relevantes para a formação de qualidade dos futuros profissionais. Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: formação do perfil profissional; habilitação profissional; o papel do conselho na defesa das prerrogativas profissionais; emissão de laudos, pareceres a atestados; formação e organização política da classe; era digital na saúde pós pandemia; especialização acadêmica e especialidade profissional; principais irregularidades do exercício profissional; instrução e julgamento de processos éticos-disciplinares. Os estudantes também tiveram a oportunidade de esclarecerem dúvidas recorrentes diretamente com os membros da diretoria do CREFITO-4 MG.

Participaram da atividade institucional o presidente do conselho, Dr. Anderson Luís Coelho, a vice-presidente, Dra. Álida Andrade, a diretora-secretária, Dra. Flávia Massa, o diretor-tesoureiro, Dr. Hermann Rodrigues, os conselheiros da autarquia, Dra. Marina Viveiros, Dr. José Avelino de Melo Júnior, e Dr. Hugo Goretti. Também marcaram presença o membro da Comissão Regional de Educação e Desenvolvimento Científico do CREFITO-4 MG, Dr. Fábio Martins, e o coordenador do Departamento de Registro do conselho, Pedro Henrique Pereira.

Para o presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho, “a atividade que se encontra em sua 6ª edição é uma oportunidade de aproximar os estudantes, desde o início da graduação, aos dilemas ético-disciplinares e também à construção político-administrativa das profissões em busca de consolidar a autonomia e avanços científicos e sociais. Segundo ele, “a programação tem buscado, anualmente, trazer conteúdos normativos pouco explorados na graduação e em eventos científicos de forma aprazível e acessível a todos, especialmente nesta edição, com a modalidade remota”.