Com record de público, CREFITO-4 MG realiza com sucesso edição virtual do Evidence

A atividade reuniu virtualmente mais de 10 mil profissionais. Neste ano, fisioterapeutas discutiram sobre Neurofuncional e terapeutas ocupacionais sobre Contextos Hospitalares

A cada edição, o Evidence - maior Fórum de Prerrogativas e Práticas Científicas de Minas Gerais-, promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), têm novos recordes de público. Neste ano, não poderia ser diferente. A quinta edição reuniu mais de 10 mil profissionais, entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de todo o país, para capacitações técnicos-científicas e troca de experiências.

As palestras para fisioterapeutas, que neste ano tiveram como eixo central a “Neurofuncional”, ocorreram paralelamente às atividades para terapeutas ocupacionais, sobre o tema “Contexto Hospitalar”. Excepcionalmente neste ano, por decorrência da pandemia da Covid-19, as atividades foram transmitidas on-line e disponibilizadas também aos profissionais de outros estados e acadêmicos.

O fórum contou com a presença de palestrantes renomados nacionais e internacionais. As temáticas abordadas para fisioterapeutas foram: raciocínio clínico em avaliação fisioterapêutica em Neuropediatria; abordagens fisioterapêuticas para maximizar a função do membro superior pós AVE; terapia orientada à tarefa em pessoas após AVE; estimulação transcraniana na pediatria; terapia orientada à tarefa no treinamento de equilíbrio e mobilidade em pessoas com lesão da medula espinal; reabilitação vestibular pediátrica; abordagens para maximizar o condicionamento cardiorrespiratório em indivíduos pós AVE; monitorização de atividade física em populações neurológicas; contraturas pós AVE; estimulação sensorial na doença de Parkinson.

Já os terapeutas ocupacionais foram capacitados sobre Terapia Ocupacional baseada em evidência; atuação da Terapia Ocupacional no contexto da Covid-19; Terapia Ocupacional em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Terapia Ocupacional em enfermaria pediátrica e brinquedoteca; Terapia Ocupacional em cuidados paliativos; desafios da atuação da Terapia Ocupacional junto ao paciente crítico (UTI).

“O distanciamento social imposto pela pandemia não iria nos impedir de cumprir o calendário de atividades institucionais e, especialmente neste evento, levar conteúdo de qualidade para reforçar as boas práticas profissionais e atuação plena para aqueles que estão na assistência. Em que pese as limitações da modalidade remota, buscamos garantir interações entre participantes e palestrantes, além de termos ampliado as inscrições para acadêmicos e profissionais de outros estados. A ideia é trazer evidências científicas e prerrogativas que possam ser aplicadas imediatamente e melhorar a qualidade assistencial que chega à sociedade”

CLIQUE E VEJA MAIS FOTOS

Também estiveram presentes ao evento Dra. Flávia Massa, Dra. Álida Andrade, Dr. Hermann Rodrigues, respectivamente, diretora-secretária, vice-presidente e diretor-tesoureiro do CREFITO-4 MG. Compareceram ainda os seguintes conselheiros da autarquia: Dra. Daniela Villani e Dra. Fernanda Assunção.