O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) publicou edital de concurso público para oficial e oficial de saúde, sendo uma vaga para o cargo de Fisioterapia. As inscrições acontecem entre 22 de novembro a 21 de dezembro, e as provas no dia 10 de janeiro de 2021. O certame é considerado inédito para a área, já que, atualmente, o CBMMG não possui carreira para fisioterapeutas em seu quadro de pessoal – utiliza-se do serviço de Fisioterapia do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Em janeiro de 2019, após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, profissionais apoiados pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), se voluntariaram para o atendimento in loco aos socorristas durante o período de resgate, tendo em vista o exaustivo trabalho realizado por eles. Pela primeira vez no país, e, provavelmente no mundo, já que não há registros na literatura, fisioterapeutas prestaram atendimento imediato e de primeiro contato aos socorristas na zona quente. Os trabalhos foram realizados em parceria com a PMMG e o comando do CBMMG.

A ação pioneira consolidou a importância de a Fisioterapia compor a equipe multiprofissional nos atendimentos em desastres de grandes dimensões e o consequente reconhecimento da população local, das autoridades, e, principalmente, do comando do CBMMG.

Mais informações sobre o concurso público, acesse: https://is.gd/hTFGDT

#crefito4 #CorpodeBombeirosMG #PMMG