Estagiária é flagrada exercendo ilegalmente a Fisioterapia

Atendimento foi imediatamente suspenso pelos agentes fiscais do CREFITO-4 MG

Os agentes fiscais do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) flagraram, nesta quinta-feira (3), estudante de Fisioterapia se passando por profissional. O flagrante foi registrado em um studio de Pilates em município do Triângulo Mineiro.

Na ocasião, a estagiária informou aos agentes fiscais que no local não há profissional fisioterapeuta e que atua acerca de 1 ano, oferecendo assistência fisioterapêutica, por meio do método Pilates, aos pacientes do local. No momento da abordagem, a falsa fisioterapeuta estava atendendo dois clientes.

Conforme estabelece a Lei 6.316, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, “o livre exercício da profissão de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, em todo território nacional, somente é permitido ao portador de Carteira Profissional expedida por órgão competente”.

Cabe ressaltar ainda, que o profissional adequado para conduzir um tratamento com exercício do método Pilates é o fisioterapeuta, que dispõe do conhecimento necessário para utilizar a técnica clinicamente, sem oferecer riscos à saúde. De acordo com a Resolução n° 386, do COFFITO, “Compete ao fisioterapeuta, para o exercício do método Pilates, prescrever, induzir o tratamento e avaliar o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e/ou mecanoterapeuticos”.

Diante da constatação de irregularidades, foi ordenada a imediata paralisação dos atendimentos e a Polícia Militar acionada para a lavratura do boletim de ocorrência. A falsa profissional irá responder por exercício ilegal da profissão, conforme estipulado pela Lei de Contravenções Penais.

Se você teve conhecimento de alguma irregularidade, denuncie ao conselho pelo denuncia@crefito4.gov.br. Você também pode enviar pelo aplicativo do CREFITO-4 (CREFITO MOBILE), disponível para IOS e Android (baixe o aplicativo em http://crefito4.gov.br/site/aplicativos/). Todas as denúncias são apuradas e a identidade do denunciante é mantida sob sigilo.

#ExercicioIlegalDaProfissao #fisioterapia #pilates

ASCOM/CREFITO-4 MG