A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) retomou, nesta quarta-feira (17), as aulas práticas laboratoriais presenciais dos cursos ofertados, incluindo o de Fisioterapia. O retorno prático, paralisado devido à pandemia da Covid-19, visa à complementar as disciplinas teóricas que estão sendo disponibilizadas, desde março, por meio on-line, de forma excepcional, como medida para evitar à disseminação da doença.

Os estudantes poderão optar em retomar as aulas práticas laboratoriais ou repô-las, em momento oportuno, também de forma presencial. De acordo com o vice-diretor da instituição, professor Rafael Duarte Silva, mais de 90% dos alunos optaram pelo retorno.

Para que as atividades presenciais sejam mantidas, foram adotadas medidas de biossegurança como a disponibilização de equipamentos de proteção individual, higienização constante dos ambientes e aparelhos utilizados nas aulas e limitação do número de alunos por turno, mantendo o distanciamento recomendado pelos órgãos oficiais de saúde.

Rafael Duarte destaca sobre a importância, para a formação do estudante, de se manter as disciplinas práticas de forma presencial. “Nós entendemos que a prática, seja laboratorial ou assistencial, é importante porque faz parte da formação da grade curricular do curso. Além disso, o retorno das disciplinas práticas presenciais é fundamental para que o conteúdo teórico, que está sendo mantido on-line, seja melhor assimilado, propiciando a qualidade da formação”, ressalta. Os estágios ambulatórias e hospitalares do último ano dos cursos da FCM-MG também estão sendo mantidos de forma presencial em hospitais conveniados com a instituição, sendo os alunos orientados sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas durante as atividades.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) reforça sobre a importância da manutenção das disciplinas práticas e estágios de forma presencial dos cursos das áreas da saúde, em especial a Fisioterapia e a Terapia ocupacional. O conselho reforça que, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus, é imprescindível aulas práticas presenciais para o desenvolvimento de habilidades que exigem a troca de experiências e a convivência com os professores. Sendo inadmissível que tais disciplinas sejam ofertadas pela modalidade de ensino a distância (EaD), conforme algumas faculdades vêm sinalizando.

Ministério da Educação prorroga aulas virtuais dos cursos superiores durante o período de pandemia da Covid-19

O Ministério da Educação publicou, nesta terça-feira (16), Portaria que autoriza, em caráter excepcional, a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus. A medida tem validade até o dia 31 de dezembro deste ano. De acordo com a Portaria, será de responsabilidade da instituição de ensino a opção pelas aulas remotas. Além disso, as universidades poderão também optar pela suspensão das atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo, 31 de dezembro, devendo serem repostas posteriormente.

Leia a Portaria na íntegra: https://is.gd/XtZwDl

#crefito4 #crefitominas #Fisioterapia #TerapiaOcupacional

ASCOM/CREFITO-4 MG