Treinamento objetiva preparar profissionais para o enfrentamento da Covid-19

Fisioterapeutas de Diamantina e região receberam capacitação técnica do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) sobre o manejo de pacientes com a Covid-19. A atividade, que foi realizada em parceria com a prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ocorreu na última sexta-feira (19), para os profissionais que possuem experiência hospitalar, e no sábado (20), para aqueles que não possuem tal experiência.

A atividade institucional foi ministrada pela fisioterapeuta, Dra. Juliana Carvalho, delegada de representação política do conselho em Ipatinga e integrante do Comitê de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do novo coronavírus, criado pelo CREFITO-4 MG.

Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais para o trabalho diário dos profissionais e de atualidades científicas no manejo fisioterapêutico dos doentes com Covid-19, entre eles: utilização dos equipamentos de proteção individual, impactos da Covid-19 na mecânica pulmonar, bases da ventilação mecânica: princípios, modos, variáveis e parâmetros, além de atividades práticas. Vale lembrar que a atividade seguiu rigorosamente as medidas de biossegurança preconizadas durante o período de pandemia, como formação de grupos pequenos e a manutenção do distanciamento recomendado entre os participantes.

Também participaram da atividade institucional, Dr. Fábio Martins, membro da Comissão de Educação do CREFITO-4 MG, e a delegada de representação política do conselho em Diamantina, Dra. Ângela de Oliveira Macedo.

#fisioterapia #covid19 #pandemia #crefito4 #crefitominas

ASCOM/CREFITO-4 MG