Encontro de Estudante de Graduação em Fisioterapia

Acadêmicos se reúnem para o V Encontro Estadual de Estudantes de Graduação em Fisioterapia

Realizada em Belo Horizonte, atividade gratuita promovida pelo CREFITO-4 MG teve recorde de inscritos

Mais de 300 estudantes dos cursos de Fisioterapia de todas as regiões do estado lotaram o auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Belo Horizonte, para o V Encontro Estadual de Estudantes de Graduação em Fisioterapia, ocorrido neste sábado (26). A atividade institucional é realizada anualmente pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) com a finalidade de promover a interação dos discentes com o conselho que representa a profissão que escolheram atuar. As inscrições para o evento se esgotaram em poucos dias.

Mais uma vez, o evento foi um sucesso em difusão de conhecimentos técnicos-científicos importantes para a formação de qualidade dos futuros profissionais. Neste ano, foram discutidos os seguintes temas: 50 anos de conquistas e avanços da Fisioterapia; áreas pouco exploradas na profissão; uso da inteligência artificial; Osteopatia e Quiropraxia; identidade da Fisioterapia e valorização profissional; autonomia profissional para decisão clínica; além de um espaço para o “Papo reto com CREFITO-4”, destinado a sanar dúvidas dos estudantes sobre procedimentos para inscrição no conselho após formado, expectativa e realidade dos serviços fisioterapêuticos, causas e consequências do exercício irresponsável.

A atividade institucional reuniu nomes referências da Fisioterapia para conversar com os estudantes, dentre eles Dra. Maria da Glória, precursora da Fisioterapia Respiratória; Dr. Charles Costa, precursor da Fisioterapia Esportiva; Dra. Marilene Massoli, referência em Fisioterapia em Queimados; Dra. Luciana Rossi, que falou sobre intervenção fisioterapêutica em pacientes com baixa visão; Dra. Monica Bicalho, abordou o tema intervenção fisioterapêutica nas escolioses idiopáticas; Dr. Rafael Tardin, ministrou sobre Fisioterapia na Dor Orofacial. Discorreram sobre o uso da inteligência artificial, Dr. George Sabino e Dr. Ivan Ervilha. Já o fisioterapeuta, Dr. Diego Marques, conversou com os estudantes sobre Quiropraxia, e a Dra. Flávia Abreu, abordou a Osteopatia. Estiveram presentes também o fisioterapeuta, Dr. Gustavo Braga, falando sobre o primeiro contato no atendimento durante competições, a Dra. Caroline Barini, presidente do SINFITO-MG, e o Dr. Airton Martins da Costa, Representante da AMF.

Segundo a estudante do 4º período de Fisioterapia da UEMG de Divinópolis, Roseli Silva de Oliveira, o “Encontro foi extremamente enriquecedor”. “Participar deste evento foi importante para a minha formação acadêmica, pois tive acesso a informações que vão além do que é ensinado em sala de aula. Muito bom conhecer as experiências de profissionais tão requisitados no mercado de trabalho”, destacou.

Já o aluno do 3º período de Fisioterapia da Universo, de Juiz de Fora, Rafael Oliveira, ressaltou a diversidade de temas abordados. “Foi uma oportunidade assistir a palestras de diferentes áreas da profissão. Evento muito proveitoso e construtivo. Ampliou minha visão da profissão e meus conhecimentos sobre os temas abordados. Valeu a pena ter participado”, concluiu.

Representando o CREFITO-4 MG, participaram o presidente do conselho, Dr. Anderson Luís Coelho, a diretora-secretária, Dra. Flávia Massa, e a conselheira da autarquia, Dra. Marina Viveiros. Também marcaram presença o assessor jurídico da autarquia, Dr. Lucas Saldanha, a agente fiscal, Dra. Amanda Coelho, e o agente administrativo, Pedro Henrique Pereira.

ASCOM/CREFITO-4 MG