CREFITO-4 promove Roda de Conversa em Saúde Mental

Terapeutas ocupacionais mineiros se reuniram neste sábado (28) para a “Roda de Conversa em Saúde Mental”. A atividade institucional, promovida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), ocorreu na sede da autarquia, em Belo Horizonte. Desta vez, o tema central do evento foi “Práticas assistenciais no setor privado: avanços e desafios”.

Durante o encontro, foram discutidos os seguintes assuntos: a clínica da Terapia Ocupacional no setor privado; deslocamentos possíveis na carreira do terapeuta ocupacional do setor público para o privado; e a contribuição das organizações da sociedade civil na Saúde Mental, ministrados, respectivamente, pela Dra. Ana Paula Montanari, Dra. Cecília Xavier e Dr. Ronaldo Viana. Na ocasião, os profissionais participantes tiveram a oportunidade de relatarem suas próprias experiências e esclarecer dúvidas com os palestrantes sobre as particularidades das atividades desenvolvidas diariamente nos diferentes ambientes de trabalho.

A vice-presidente do CREFITO-4, Dra. Álida Andrade, destacou os desafios diários enfrentados pelos pacientes com transtorno mental e a importância de um posicionamento político efetivo dos próprios terapeutas ocupacionais que atuam na área, tendo em vista que comumente a profissão é excluída pelos gestores responsáveis pelas diretrizes das práticas de construção e manutenção desses serviços nas redes públicas e privadas de saúde. Dra. Álida afirmou ainda a sobre a importância de eventos como a Roda de Conversa em Saúde Mental” que tem a missão de promover o conhecimento entre os profissionais. Também estiveram presentes o presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho, e a terapeuta ocupacional e conselheira da autarquia, Dra. Daniela Villani.

Clique aqui e veja mais fotos

ASCOM/CREFITO-4