Presidente do CREFITO-4 MG, Dr. Anderson Coelho discute as carências da saúde em MG na Assembleia Legislativa

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), Dr. Anderson Coelho, participou, nesta segunda-feira (9), da abertura de uma série de encontros entre parlamentares da ALMG e representantes de segmentos sociais. Neste primeiro evento, houve debate a respeito das carências e prioridades da área da saúde. A iniciativa agrega o Movimento Sou Minas Demais, para buscar a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado.

Dr. Anderson Luís Coelho parabenizou a iniciativa da casa legislativa de colocar a saúde em pauta como prioridade. “O volume de pessoas que deixaram os planos de saúde por causa da crise e passaram a utilizar a rede pública é grande e sobrecarrega os serviços que já são subfinanciados e subdimensionados, que em sua maioria não oferecem acesso suficiente à assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional. Precisamos investir mais em atenção primária, para diminuir a necessidade dos serviços da secundária e terciária, que são inclusive de maior custo”.

Por fim, reiterou que o CREFITO-4 “tem buscado uma interlocução contínua e inédita com a ALMG e Governo do Estado a fim de cooperar tecnicamente com estratégias e ações para reequilibrar a qualidade assistencial de saúde em Minas Gerais”.

Além dos conselhos de fisioterapia e terapia ocupacional e de medicina de Minas Gerais, únicas autarquias regionais de fiscalização de saúde presentes, participaram parlamentares, associações, federações, hospitais, Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais e sindicatos.

Ao final Dr. Anderson Luís Coelho concedeu entrevista coletiva. Veja

ASCOM/CREFITO-4 MG