CREFITO-4 participa do I SONOFIR

Marco para a fisioterapia, o congresso acontece no momento em que o COFFITO discute a atuação do fisioterapeuta nos "distúrbios do sono"

Representando o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), a diretora-secretária da autarquia, Dra. Flávia Massa, participou, nesta sexta-feira (6), da abertura do I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Respiratória nos Distúrbios Respiratórios do Sono (SONOFIR), realizado no auditório da Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte. A primeira edição do congresso representa um marco para a fisioterapia, pois acontece no mesmo ano em que se discute, no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) - com colaborações do CREFITO-4-, a minuta da resolução sobre o reconhecimento da área de atuação do fisioterapeuta nos “distúrbios do sono”. Mais uma vez, Minas Gerais faz história no cenário nacional da profissão.

O evento, organizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), ocorre entre os dias 5 e 7 de setembro. Também esteve presente para prestigiar o congresso o presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho.

Sobre a minuta de resolução do COFFITO

Está em fase de discussão no COFFITO a minuta da resolução que reconhece o exercício da fisioterapia nos “distúrbios do sono”, no âmbito de sua atuação, como área própria do fisioterapeuta. Contudo, considerando a complexidade da área, o CREFITO-4 entende que o trabalho deve ser realizado por um especialista em fisioterapia cardiovascular ou respiratória ou em terapia intensiva, tendo solicitado esse adicional ao conselho federal, bem como outras sugestões sobre o tema.

ASCOM/CREFITO-4