CREFITO-4 realiza o Estruturar – III Encontro Estadual de Núcleos Docentes Estruturantes com o Conselho

Evento, que contou com a presença de professores e coordenadores de cursos de Fisioterapia do Estado, teve transmissão ao vivo pela TV CREFITO-4

Capacitar membros de núcleos docentes estruturantes. Foi com este objetivo que o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região - MG (CREFITO-4) realizou, nessa sexta-feira (09), o Estruturar – III Encontro Estadual de Núcleos Docentes Estruturantes com o Conselho, com o tema central “Como Avaliar o desempenho por competências”. Além da transmissão ao vivo pela TV CREFITO-4, o evento contou com a presença de professores e coordenadores de cursos de Fisioterapia de todas as regiões do Estado.

Responsável por abrir o Estruturar, o presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho, falou sobre o objetivo evento. “A proposta é sempre que os núcleos docentes participem de forma coletiva, seja presencialmente ou via internet, capilarizando o conteúdo pelo Estado. A atuação integral faz com que estes profissionais saiam motivados para viabilizar a implementação da temática em seus cursos. Vimos desenvolvendo a construção do Estruturar ao longo desses três anos, começando pelo Currículo – o que ensinar, passando pela Metodologia Ativa - como ensinar e chegando até a Avaliação por competência - como avaliar. Dessa forma, vamos crescendo junto com os cursos visando à melhoria da formação da profissão no estado”, concluiu.

Em sua palestra, a fisioterapeuta Dra. Luciana Ulhôa Guedes abordou a “Articulação entre avaliação, diretrizes e CIF”. “Enfatizamos pontos importantes para os profissionais. Pudemos falar, por exemplo, que o modelo de saúde da CIF considera a condição de saúde do indivíduo de maneira mais ampla e como podemos avaliar se o aluno está conseguindo desenvolver suas competências. Ressaltamos ainda fatores relevantes da formação do fisioterapeuta que estão previstos nas DCNs e as competências necessárias para atuar em campo”, destacou.

Já o Dr. Plínio Ramos, por sua vez, destacou o método de avaliação Osce. “O Osce é um método de avaliação de habilidades e competências profissionais que pode ser utilizado por diversas instituições, seguindo um método que é proposto, adequando de acordo com as necessidades locais”, definiu.

CONFIRA FOTOS DO EVENTO

Também palestraram no III Estruturar o Dr. Valdes Roberto Rollela e a Dra. Márcia Valone, com os temas “Avaliação de desempenho profissional – o que é, como, quando, onde e por quem deve ser feita” e “MiniCex”, respectivamente.

Além de professores e coordenadores, marcaram presença no evento os representantes do CREFITO-4, Dra. Flávia Massa (diretora-secretária), Dr. Hugo Goretti (conselheiro), Dra. Marina Viveiros (conselheira) e os membros da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação do conselho, Dr. Fábio Martins e Dr. Álvaro Penoni.

ASCOM/CREFITO-4 MG