Bacharela em Fisioterapia é flagrada prestando atendimento utilizando o método pilates

Os agentes fiscais federais do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) flagraram, no dia 15 de julho, uma bacharela em fisioterapia prestando atendimento utilizando o método Pilates, em uma clínica localizada na cidade de Belo Horizonte. O atendimento foi suspenso imediatamente pelos agentes.

Ao ser questionada sobre o seu registro profissional, a bacharela relatou que não era registrada e que por trabalhar com o método pilates achava que não era necessária inscrição no conselho. Conforme Código de Ética da Fisioterapia - Resolução nº 424 do COFFITO, Art. 3º: “Para o exercício profissional da fisioterapia, é obrigatória a inscrição no Conselho Regional da circunscrição em que atuar, na forma da legislação em vigor (...)”. Por se tratar de uma bacharela foi solicitada a presença da PM para lavratura do boletim de ocorrência por exercício ilegal da profissão.

PILATES

O profissional adequado para conduzir um tratamento utilizando o método pilates é o fisioterapeuta. Apenas ele dispõe do conhecimento necessário para utilizar a técnica clinicamente, sem oferecer riscos à saúde. De acordo com a Resolução n° 386, de 8 de Junho de 2011, do COFFITO (Artigo 1º), “Compete ao fisioterapeuta, para o exercício do método Pilates, prescrever, induzir o tratamento e avaliar o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e/ou mecanoterapeuticos”. Ou seja, pilates é um método utilizado pelo fisioterapeuta e não uma profissão.

Conheça a Resolução n° 386 na íntegra: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3149

DENUNCIE IRREGULARIDADES

Se você teve conhecimento de alguma, denuncie ao conselho pelo denuncia@crefito4.gov.br. Você também pode enviar pelo aplicativo do CREFITO-4 (CREFITOMOBILE), disponível para IOS e Android (baixe o aplicativo em http://crefito4.gov.br/site/aplicativos/). Todas as denúncias são apuradas e a identidade do denunciante é mantida sob sigilo.

ASCOM/CREFITO-4 MG