V Encontro de Coordenadores e Docentes dos cursos de Fisioterapia

Estágio é tema do V Encontro de Coordenadores e Docentes de Cursos de Graduação em Fisioterapia Realizado pelo CREFITO-4 nessa sexta-feira (26), em Belo Horizonte, evento contou com um total de sete palestras sobre o assunto Coordenadores e docentes de cursos de graduação em Fisioterapia tiveram a oportunidade de acompanhar, nessa sexta-feira (26), em Belo Horizonte, palestras sobre um assunto de extrema importância para a profissão da Fisioterapia: estágio, ato educativo escolar supervisionado.

O evento, realizado pela quinta vez pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), por meio da Comissão Regional de Desenvolvimento Científico e Educação, possui o objetivo de alinhar os preceitos da autarquia com os das instituições de ensino e estreitar laços entre as partes.

Durante o V Encontro de Coordenadores e Docentes de Cursos de Graduação em Fisioterapia, foram realizadas as seguintes palestras: Definição, classificação e relações de estágio (Dr. Álvaro Penoni), Estágio como processo de ensino-aprendizagem (Dr. Fábio Martins), Cadastro e habilitação de estagiários no CREFITO-4 (Ana Paula Avelar), Avaliação e interpretação do INEP sobre estágios (Dr. Tarcísio Fulgêncio), Centro de custos e impacto do estágio legal em Fisioterapia (Dr. Fabrício Borges), Panorama encontrado pelo Departamento de Fiscalização nos estágios em Minas Gerais (Dr. Amanda Coelho) e Desdobramentos e potenciais repercussões do estágio irregular (Dra. Marília Figueiredo).

O presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho, falou sobre a importância do tema abordado durante V Encontro de Coordenadores e Docentes. “Hoje foi dia discutir um assunto muito caro a todos nós, que é o estágio curricular obrigatório. Espero que todos tenham saído convictos sobre a legislação federal e as normas do Conselho Federal a respeito do assunto. Supervisão de estágio tem que ser feita exclusivamente por docentes”, destacou.

Para o avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Dr. Tarcísio Fulgêncio, “o evento foi a oportunidade de aprofundar em questões mais pertinentes com relação ao processo de formação do estágio, e discutir com coordenadores e professores da circunscrição do CREFITO-4, em Minas Gerais. Trabalhamos a perspectiva de qualificar, cada vez mais, o estágio curricular obrigatório”, concluiu.

A coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Roane Caetano, também enfatizou o conteúdo do evento. “Mais um Encontro de Coordenadores e Docentes, com um assunto de extrema importância para nós, coordenadores, que é a questão do estágio curricular. Muitas dúvidas surgem no dia a dia, situações que às vezes nos deixam inseguros, e hoje foi uma tarde bastante esclarecedora pra todos nós. Só temos a parabenizar o Conselho”, finalizou.

Representaram o CREFITO-4 o presidente Dr. Anderson Coelho, a diretora-secretária Dra. Flávia Massa, o conselheiro Dr. Hugo Pereira Goretti, a procuradora jurídica, Dra. Marília Figueiredo, além de delegados de representação política, representantes de câmaras técnicas e agentes fiscais.

Veja mais fotos do evento

ASCOM\CREFITO-4