CREFITO-4 conhece projeto de montadora que utiliza ergonomia com exoesqueleto

Membros do colegiado do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) estiveram presentes, na sexta-feira (26), na fábrica da montadora FIAT, em Betim, para conhecer o projeto de ergonomia com exoesqueleto da empresa. Marcaram presença as conselheiras Dra. Daniela Villani e Dra. Fernanda Assunção e o suplente de conselheiro, Dr. José Avelino de Melo Júnior.

O exoesqueleto é um acessório que fica acoplado ao corpo do trabalhador para dar maior conforto a ombros, coluna e pernas. O objetivo é de trazer conforto para o operador de máquinas, oferecendo mais flexibilidade. De acordo com o fisioterapeuta do trabalho, Dr. Izonel Fajardo, “o exoesqueleto suporta peso. Então, ele retira a fadiga muscular do trabalhador, reduzindo o esforço muscular que o profissional tem no decorrer da jornada. Nós conseguimos fazer uma operação com mais agilidade e qualidade”, disse.

A equipe que trabalha com a ergonomia no processo do exoesqueleto é formada por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Antes de iniciar o teste com qualquer equipamento desta natureza, nós avaliamos e validamos a colocação deste equipamento no operador. Após o processo, acompanhamos mensalmente a evolução. Fazemos avaliação de biomecânica, cinesiologia e funcional”, completou Dr. Izonel. Também estiveram presentes no encontro a fisioterapeuta Dra. Renata de Oliveira Gesualdo e a terapeuta ocupacional, Dra. Isabella Oliveira do Carmo, ambas da equipe da montadora.

ASCOM/CREFITO-4