Bacharela em fisioterapia é presa por falsificação de certificado de escolaridade

Uma bacharela em fisioterapia foi presa, na última terça-feira (26), na cidade de Contagem, após ação conjunta dos Departamentos de Registro e Fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4) que constataram irregularidades na declaração de colação de grau apresentada ao conselho no ano de 2016.

Entenda o caso

Após concluir o curso, a bacharela em fisioterapia solicitou ao CREFITO-4 o seu registro profissional, apresentando a certidão de colação de grau com data expedida em janeiro deste ano. Contudo, o Departamento de Registro do conselho constatou que a profissional já havia solicitado, em 2016, Licença Temporária para Trabalho (LTTF), tendo apresentado, na época, uma declaração de conclusão de curso em fisioterapia expedida por instituição de ensino superior. Diante da suspeita de falsificação de documentos, o conselho oficializou a referida instituição de ensino que, em resposta, informou que a declaração de colação de grau datada em 2016 não foi gerada pela faculdade, assim, considerada falsa.

Constatadas as irregularidades, o CREFITO-4 encaminhou o caso à Polícia Federal e a equipe de fiscalização do conselho localizou a falsa profissional atuando em uma clínica de fisioterapia em Contagem, sendo imediatamente encaminhada para uma delegacia da Polícia Militar, onde recebeu voz de prisão por exercício ilegal da profissão - já que a bacharela trabalhava em uma clínica sem o registro profissional - e suspeita de falsificação de documentos. As irregularidades também foram repassadas à Polícia Civil para as devidas providencias.

Colabore com o CREFITO-4

O CREFITO-4 tem se mantido vigilante em sua rotina de fiscalização para impedir que situações similares aconteçam e coloquem em risco a saúde da população mineira. Se você teve conhecimento de alguma irregularidade, denuncie ao conselho pelo e-mail denuncia@crefito4.gov.br. Você também pode enviar sua denúncia pelo aplicativo do CREFITO-4 (CREFITO MOBILE), disponível para IOS e Android (baixe o aplicativo em http://crefito4.gov.br/site/aplicativos/).
Todas as denúncias são apuradas e a identidade do denunciante é mantida sob sigilo.

ASCOM/CREFITO-4
#CREFITOMinas