CREFITO-4 mobiliza profissionais para prestarem assistência a Bombeiros em Brumadinho

Trabalho já começa a ser realizado neste domingo no município. Parceria foi definida hoje pela manhã durante reunião entre diretores do CREFITO-4 e a Polícia Militar

Diretores do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4) se reuniram na manhã de hoje (09/02), no Hospital da Polícia Militar, em Belo Horizonte, com integrantes da PM, da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE-MG) e Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (ABRAFITO) para discutir a assistência de fisioterapeutas mineiros aos militares que atuam no local do desastre de Brumadinho. Solidária com o ocorrido, a autarquia visa à garantia da assistência de qualidade, assegurando a participação de profissionais habilitados e qualificados para a empreitada.

Ficou definido que a partir de amanhã já haverá fisioterapeutas destacados no local do desastre, no Córrego do Feijão, e na cidade de Brumadinho realizando intervenções de ajuste muscular, funcional e alívio de dores nos envolvidos no resgate. O objetivo do CREFITO-4 é de colaborar com os que trabalham na área afetada, reunindo fisioterapeutas capacitados que poderão oferecer conforto para aliviar tensões dos bombeiros durante as jornadas de trabalho e em seus intervalos.

Durante a reunião foi estabelecido que, na próxima semana, fisioterapeutas do CREFITO-4, da SONAFE-MG e da ABRAFITO-MG serão responsáveis pela intervenção fisioterapêutica no local e farão reconhecimento de campo para realizar um diagnóstico e traçar o perfil adequado para o recrutamento dos demais fisioterapeutas civis que atuarão na cidade junto aos fisioterapeutas da Polícia Militar, sendo acionados pelo Conselho.

Segundo o presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho, fisioterapeutas de todo o Estado se colocaram à disposição para atender de imediato às demandas dos policiais e bombeiros em Brumadinho. “O CREFITO-4 se solidariza com todos os envolvidos na tragédia e se coloca à disposição para mobilizar profissionais da saúde que estejam dispostos a trabalhar incessantemente pela causa. Vamos reunir fisioterapeutas capacitados para prestar atendimento no local e aliviar as dores e desconfortos físico-funcionais de bombeiros e policiais que prestam um serviço de extrema importância. É uma demanda urgente, e já vamos pra campo neste domingo. O trabalho continuará até quando necessitarem dos nossos serviços”, destacou.

Tenda e carreta consultório

A estrutura a ser utiliza pelos fisioterapeutas será disponibilizada pela Vale. No local do desastre está sendo montada uma tenda consultório, e no município de Brumadinho uma carreta consultório foi providenciada.

ASCOM CREFITO-4