Presidente do CREFITO-4 discute assistência profissional em Varginha

A fim de promover a defesa da valorização da fisioterapia e da terapia ocupacional em Minas Gerais, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), Dr. Anderson Coelho, se reuniu, nesta quinta-feira (7), na cidade de Varginha, no Sul de Minas, com o vice-prefeito e secretário de saúde, Vérdi Melo. O encontro, ocorrido na Secretaria Municipal de Saúde, teve o objetivo de debater a inserção dos profissionais no sistema público de saúde, bem como articular parcerias entre o CREFITO-4 e o executivo.

Na ocasião, foi discutida a ampliação do atendimento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional nas redes públicas de saúde e a readequação do atual corpo clínico para que sejam garantidas as prerrogativas dos profissionais da cidade. Também foram tratadas ações conjuntas que viabilizem a contratação de novos profissionais e, consequentemente, a diminuição do tempo de espera para atendimentos. Estiveram em pauta, ainda, a proposta de implementação no município de projetos que venham a influir na qualidade da saúde ofertada aos cidadãos varginhenses, utilizando-se, como subsídios, minutas de projetos produzidos pelo Laboratório de Inserção Profissional Sustentável (LAPIS) do CREFITO-4.

Durante o encontro, Dr. Anderson Coelho ressaltou o desejo de “realizar um trabalho conjunto com os municípios, no intuito de atender às demandas da população e melhorar as condições dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, por meio da capacitação, da abertura de novos postos de trabalho e até da adequação da carga horária. Além disso, podemos auxiliar na elaboração e no levantamento de projetos que resultem na liberação de recursos públicos. Temos atuado junto aos profissionais de Varginha há quatro anos e queremos ampliar esta parceria”.

Ao final da reunião, acordaram de realizar novos encontros a fim de solucionar as lacunas, assistências discutidas e articular ações em conjunto. Também estiveram presentes a coordenadora do curso de fisioterapia da Faculdade UNIS, Dra. Mônica Ferreira, a delegada de representação política do conselho na Microrregião de Varginha, Dra. Aline Azevedo e o coordenador do serviço municipal de fisioterapia, Dr. Ricardo Reis.

De acordo com a delegada da autarquia, “o estreitamento da relação entre Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região, prefeitura, serviços de saúde e Instituições de ensino só garante a maior valorização do profissional e melhora a qualidade do serviço prestado à população. Todos ganham”, disse.
Durante o encontro com o vice-prefeito, ainda foi solicitado pelo presidente do Crefito-4 uma ação conjunta entre o Conselho e a prefeitura para fiscalizar os serviços de estética na cidade que poderiam estar exercendo ilegalmente a fisioterapia dermatofuncional. O trabalho seria realizado por meio dos fiscais da autarquia juntamente com a vigilância sanitária do município.

Conselho atuante

Cumprindo a agenda em Varginha, o presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho, também visitou as instalações do Centro de Reabilitação Física da cidade, em que foi recebido pelo Dr. Bruno Foresti. O presidente também conheceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Centro Municipal de Fisioterapia, sendo recepcionado pelo Dr. Ricardo Reis.

Dr. Anderson Coelho elogiou a estrutura física e a atuação dos fisioterapeutas de ambos os Centros. “É gratificante ver de perto o trabalho de excelência realizado por estes profissionais e reafirmar a importância da fisioterapia no que concerne proporcionar qualidade de vida a esses pacientes em processo de reabilitação”, finalizou.

O município de Varginha possui atualmente 196 fisioterapeutas e oito terapeutas ocupacionais registrados no CREFITO-4, além de 56 clínicas de fisioterapia e seis clínicas de terapia ocupacional.

ASCOM/CREFITO-4