AMF é homenageada pelo CREFITO-4 em seu cinquentenário

 

Em sessão especial na Câmara de Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4) homenageou, nesta terça-feira (04), a Associação Mineira de Fisioterapeutas (AMF) e todos os seus presidentes, pelos 50 anos de fundação da entidade. Na solenidade, os presidentes da AMF, ao longo deste meio século, foram agraciados com uma medalha alusiva ao cinquentenário da entidade. Representando a associação, Dra. Janaine Polese, atual presidente, recebeu, das mãos do presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho, uma placa em homenagem à importante data.

Requisitada pelo vereador Pedro Bueno, a pedido do presidente do CREFITO-4, a sessão especial foi acompanhada, presencialmente, por um público de aproximadamente de 100 pessoas, formado por membros do conselho e da associação, parentes e amigos dos homenageados, e profissionais fisioterapeutas. Houve ainda transmissão ao vivo da solenidade, pela TV Câmara, na internet.

Em seu discurso, o vereador Pedro Bueno ressaltou os relevantes serviços prestados pela AMF à fisioterapia em Minas Gerais e relembrou projetos recentes trazidos àquela casa legislativa, relacionados à associação e ao conselho, como o projeto “Órteses para todos”, que resultou no Projeto de Lei 415/17, apresentado por ele próprio, que estabelece o Banco Municipal de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção, projeto este que, após passar por várias comissões da casa, aguarda sua apreciação no plenário. O vereador ainda entregou à presidente da AMF, Dra. Janaine Polese, um certificado da CMBH, alusivo à data.

“São mais do que justos o reconhecimento e a homenagem à AMF. A associação sempre esteve na vanguarda da fisioterapia em Minas, tendo sido fundada antes mesmo da regulamentação da mesma como profissão de nível superior”, comentou Dr. Anderson Coelho, após o fim da solenidade. “É um orgulho para mim estar na presidência do CREFITO-4 neste momento tão importante”, completou.
A solenidade foi seguida por um jantar, onde mais fisioterapeutas se confraternizaram com os membros da associação. Na ocasião, foi a vez da diretoria da AMF homenagear o Dr. Anderson Coelho, por sua atuação à frente do CREFITO-4.

>>> Veja fotos da solenidade e do jantar.

Presidentes agraciados:

Maria Lúcia Machado da Silva
Hildeberto Lopes dos Santos
Marcelo Henrique Mascarenhas
Anderson Aurélio da Silva
Arno Nunes Ribeiro
Rodrigo Crenak Delforge de Vasconcelos
Henriqueta Teixeira Alvarenga
Euro Alves França de Mesquita
Mônica Vieira Garcia Campos
Rafael Duarte Silva
Hugo Pereira Goretti
Sabrina Mara dos Santos
George Schayer Sabino
Janaine Cunha Polese

A AMF

Fundada no dia 6 de novembro de 1968, a AMF teve um papel importantíssimo no processo de regulamentação da fisioterapia. Mobilizados em prol da organização e profissionalização da fisioterapia em Minas Gerais, profissionais que atuavam como “técnicos” ou “auxiliares” de médicos, principalmente ortopedistas, fisiatras e reumatologistas, se uniram em uma associação. Somente em 13 de outubro de 1969 (portanto, 11 meses depois da fundação da AMF), por meio do Decreto-Lei nº 938, a fisioterapia foi reconhecida e regulamentada como uma profissão autônoma, de nível superior.

ASCOM / CREFITO-4