ABRAFIGE discute formação na área de Fisioterapia em Gerontologia

Membros da diretoria da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE) e colaboradores estiveram reunidos, de 4 a 6 de outubro, na sede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª região (CREFITO-4), para discutirem a formação na área de Fisioterapia em Gerontologia, em paralelo à elaboração da I Prova de Especialidade realizada pela ABRAFIGE, em convênio com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A prova acontecerá no dia 25 de novembro, em todas as capitais e no Distrito Federal.

Dra. Francielle Fialkolski, presidente da associação, explicou que, além da elaboração de um documento que aponta um direcionamento ideal para a formação do fisioterapeuta especialista em gerontologia, o encontro serviu para definição de conteúdos mínimos para futuras pós-graduações latu sensu. "A gente sabe que, a partir do momento em que se reconhece uma especialização, o mercado de vendas de cursos de pós-graduações aumenta. Nossa preocupação é o conteúdo oferecido e como eles vão formar este profissional", comentou. Ainda segundo a presidente, os membros criaram um documento orientativo para ser divulgado no meio fisioterapêutico. "O documento fará com que as pessoas busquem aquelas instituições que preconizam a orientação adotada pela associação", finalizou.

Também esteve presente no encontro o presidente do CREFITO-4, Dr. Anderson Coelho.

Conhecendo a ABRAFIGE

A associação tem por finalidade reunir fisioterapeutas que atuam na gerontologia, área que envolve a prevenção e o tratamento de disfunções ligadas ao envelhecimento. Tem como objetivo o incentivo à atualização dos profissionais, por meio de eventos científicos, envio mensal de artigos, aulas, entre outros. A Fisioterapia em Gerontologia se tornou especialidade profissional no dia 20 de dezembro de 2016, com a aprovação da Resolução COFFITO nº 476, publicada no Diário Oficial da União em 27 de janeiro de 2017.

ASCOM / CREFITO-4