Direito de acesso ao SUS é discutido no I Encontro do Fórum de Presidentes

A vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), Dra. Álida Andrade, esteve presente, no sábado (29/9), no I Encontro do Fórum de Presidentes dos Conselhos de Fiscalização Profissional da Área de Saúde, que discutiu o tema “Todos em defesa do SUS”, em Belo Horizonte. O Fórum fez parte da programação do II Seminário Mineiro de Psicologia na Saúde, evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), que teve como tema central “Interface com as Políticas Públicas de Educação e SUAS”.

Durante o encontro, Dra. Álida participou da mesa de debate sobre o desmonte do SUS e as implicações da precarização do financiamento de políticas públicas. As principais dificuldades e prioridades para o exercício profissional da fisioterapia e da terapia ocupacional e quais ações comuns e pontuais que se pode propor no coletivo multiprofissional da saúde foram temas abordados pela vice-presidente da autarquia, junto a outros representantes dos demais conselhos, que fizeram exposições sobre as suas profissões.

Ao final do encontro, ficou acordado que será definida uma data para novo encontro do Fórum de Presidentes dos Conselhos de Fiscalização Profissional da Área de Saúde, e que as autarquias criarão um documento único com propostas para combater o desmonte do SUS, buscando garantir, assim, o direito de acesso da população ao mesmo.

Entenda:

O Fórum de Presidentes dos Conselhos de Fiscalização Profissional da Área de Saúde de Minas Gerais foi criado em abril deste ano e tem o objetivo unir dirigentes regionais em torno de temas relevantes para as categorias. Fazem parte do Fórum os presidentes dos conselhos de Farmácia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Biologia, Biomedicina e Radiologia.

ASCOM / CREFITO-4