Sucesso: Curso de Suporte Básico de Vida para profissionais acontece em BH

“Um dia de muito aprendizado”, foi o que muitos profissionais disseram após participarem do Curso Suporte Básico de Vida (CSBV), promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), neste sábado (30), na sede da Ordem dos Ad-vogados do Brasil Seccional Minas Gerais (OAB-MG), em Belo Horizonte. Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Região Metropolitana de BH puderam acompanhar pela primeira vez o curso, ministrado pelo fisioterapeuta Dr. Márcio Brandão. Em 2017, o CSBV percorreu todas as regiões de Minas, na programação previa do CREFITO-4 pelo Estado, alcançando grande adesão dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Confira todas as fotos no FLICKR: https://is.gd/veYIEQ

A atividade institucional ministrado pelo conselheiro suplente, Dr Márcio Brandão, trouxe uma abordagem técnico-normativa, sendo 30% teórica e 70% prática. Os profissionais obser-varam as funções do profissional de saúde enquanto socorrista, suas responsabilidades e ações necessárias de segurança em cena de acidente. Eles ainda puderam fazer uma avalia-ção inicial da vítima, com objetivo de identificar a sua própria responsabilidade em relação à mesma e a detectar os sinais vitais; realizaram manobras de ressuscitação cardiorrespiratória (RCP); e aprenderam a utilizar o desfibrilador externo automático (DEA).

Foram orientados ainda sobre avaliação secundária da vítima, em busca de outros traumas que possam comprometer a vida; ações com vítimas de traumas musculoesqueléticos (fratu-ra, entorse etc.); técnicas de imobilização e transporte de vítima em prancha longa; e mano-bras de desengasgo (vítimas com obstrução de vias aéreas por corpo estranho).

O Curso de Suporte Básico de Vida é mais uma atividade institucional gratuita que o Conselho oferece aos profissionais mineiros, estimulando sua atualização e a exação profissional. O curso contou com as presenças do presidente da autarquia, Dr. Anderson Coelho e da direto-ra-secretária, Dra. Flávia Massa.

ASCOM/CREFITO-4